Combate à pandemia: em cerimônia simbólica, Unijuí recebe extrator do Banrisul - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Combate à pandemia: em cerimônia simbólica, Unijuí recebe extrator do Banrisul

Uma cerimônia realizada no Palácio Piratini nesta segunda-feira, 4 de outubro, e transmitida pelas redes sociais, marcou a entrega simbólica de equipamentos de saúde a universidades e hospitais do Estado, adquiridos pelo Banrisul e doados como forma de auxílio ao enfrentamento da pandemia.

A Unijuí, por meio da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), foi uma das instituições escolhidas para receber um extrator de DNA/RNA com insumos, que reforçou a realização de testes para detecção da covid-19.

“Este aparelho faz a extração dos ácidos nucleicos, ou do RNA viral, no caso do novo coronavírus. Também recebemos insumos, que são os kits de extração, bem como os materiais plásticos para realizar este processo. Tão logo recebemos a autorização do banco, realizamos o treinamento com a empresa fornecedora dos materiais e colocamos essa tecnologia, e estes insumos, em operacionalização na Unijuí, por meio do Laboratório de Análises Clínicas, o Unilab”, explicou o coordenador técnico do Unilab, professor Matias Nunes Frizzo, que participou da cerimônia online com a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

O novo equipamento permitiu agilidade na prestação de serviços e na emissão dos resultados às comunidades local e regional, como lembra o professor. Desde março de 2020 até agora, quase 40 mil testes foram realizados e entregues à população.

Como destacou a vice-reitora, professora Fabiana Fachinetto, o extrator permitiu que a Instituição agilizasse a prestação de serviços aos municípios que possuem convênio com a Unijuí, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa). “Para nós, assim como para as demais universidades que receberam equipamentos, é um investimento que faz toda a diferença na qualificação do serviço”, reforçou. 

A cerimônia contou com a presença do governador em exercício, vice-governador Ranolfo Vieira Júnior; do presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho; e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.