Unijuí adquire novo termociclador e amplia capacidade técnica do Unilab - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí adquire novo termociclador e amplia capacidade técnica do Unilab

A Unijuí acaba de adquirir um dos mais modernos termocicladores para o Laboratório de Análises Clínicas  - Unilab da Unijuí. O termociclador QuantStudio™ 5 soma-se a outro equipamento já previamente adquirido, e vem para ampliar e qualificar a capacidade técnica do laboratório, garantindo mais agilidade e um maior número de exames moleculares.

“Temos um plano institucional que prevê a ampliação dos testes realizados, beneficiando ainda mais as comunidades de Ijuí e região. A ideia é que o Unilab deixe de realizar apenas testes para detecção da Covid-19 e torne-se um laboratório que realiza diversos diagnósticos moleculares”, explicou o coordenador técnico do Unilab, professor doutor Matias Nunes Frizzo.

Para muitos desses exames, segundo o professor, há demora de vários dias desde a coleta da amostra do paciente, envio para um centro que realiza o processamento, até a chegada do resultado. “Com esse investimento, o Unilab passa a ser um laboratório de biologia molecular altamente capacitado em realizar diversos diagnósticos, tendo a possibilidade de entregar o resultado no mesmo dia. Isso vai garantir um retorno quase que instantâneo para os serviços de saúde, que poderão fazer o diagnóstico muito mais rápido, encaminhando o tratamento adequado”, destacou o professor.

Buscando atender à demanda local e regional, o Unilab passa a realizar exames de diagnóstico para diversas doenças infectocontagiosas, como dengue, zika, chikungunya e tuberculose. A ideia é que, já neste mês, essa ampliação seja uma realidade, contando com uma diversidade maior de exames moleculares. “Esse é um grande avanço tecnológico e um avanço da Unijuí na prestação de serviços para a comunidade. Fortalece a nossa inserção, a nossa busca pelo desenvolvimento local e regional. Vamos conseguir ajudar, ainda mais, a região, com a realização de exames complexos, que antes eram feitos apenas em grandes centros, com um custo bastante elevado”, reforçou Matias.

O primeiro termociclador - QuantStudio 3 - foi adquirido pela Unijuí em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), em junho de 2020, visando a análise de testes RT-qPCR, para detecção da Covid-19. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.