Unilab e curso de Biomedicina abordam em palestra o diagnóstico e a prevenção de ISTs na saúde da mulher - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unilab e curso de Biomedicina abordam em palestra o diagnóstico e a prevenção de ISTs na saúde da mulher

O Laboratório de Análises Clínicas - Unilab e o curso de Biomedicina da Unijuí promoveram na noite desta terça-feira, 12 de março, um evento alusivo ao Mês da Mulher, que abordou o tema “Diagnóstico e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na saúde da mulher”. Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a palestra aconteceu no Centro de Eventos, reunindo médicos, professores e estudantes.

Durante a abertura, o coordenador técnico do Unilab, professor doutor Matias Nunes Frizzo, falou sobre o trabalho desempenhado pelo Laboratório, especialmente após o início da pandemia de Covid-19, quando novos investimentos foram realizados, possibilitando ampliar a oferta de testes para detecção da doença. “O investimento que foi realizado pelas prefeituras, pelos consórcios e pela Universidade se reverteram em testes, ao longo da pandemia, e toda essa tecnologia está, hoje, à disposição da comunidade e da saúde pública de Ijuí e região”, destacou o professor, reforçando que a parceria com a Mobius, empresa que comercializa kits para diagnóstico molecular, também permitiu ampliar a detecção de microrganismos no Unilab, para um rol superior a 50 patógenos, incluindo Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HPV, temas debatidos no evento.

Dois profissionais foram convidados para abordar a temática: o professor do curso de Medicina e médico ginecologista e obstetra, Dario Gervasio Ronchi, discorreu sobre o diagnóstico e a prevenção das ISTs. Já a professora do curso de Biomedicina e bióloga responsável pelo Setor de Biologia Molecular do Unilab, Larissa Paim Bernardo, abordou a estrutura e toda a capacidade do setor de Biologia Molecular do Unilab. 

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dia, em todo o mundo, há mais de 1 milhão de novos casos de ISTs curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos. Isso equivale a mais de 376 milhões de novos casos anuais das infecções mais comuns: clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis. Muitas vezes assintomáticas, essas infecções têm forte impacto na saúde de adultos e crianças já que, não sendo tratadas, podem levar a efeitos graves e crônicos como doenças neurológicas e cardiovasculares, infertilidade, prematuridade e aumento do risco de HIV.

“A Unijuí, como uma universidade comunitária, trabalha com o compromisso de fazer com que todo o investimento realizado no Unilab volte à sociedade, em serviços que melhorem o diagnóstico de doenças, tornando mais assertivos os tratamentos encaminhados pelos serviços de saúde”, completou o professor Matias, lembrando que, hoje, o desafio é divulgar todos os serviços e tecnologias disponíveis no Laboratório, que podem ser utilizados pelos municípios e suas redes de saúde.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.