Qualidade de vida no ambiente de trabalho é temática de TCC no curso de Administração - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Qualidade de vida no ambiente de trabalho é temática de TCC no curso de Administração

Diana de Araujo Lopes Schumacher, recém-formada no curso de Administração da Unijuí, focou em uma empresa para avaliar a promoção do bem-estar entre os colaboradores. O resultado está no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Qualidade de vida no trabalho: Um estudo de caso em uma concessionária na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

A temática foi decidida em razão da pandemia de covid-19, que evidenciou que a saúde física e mental das pessoas necessitam de atenção. De acordo com Diana, ter uma noção do quanto os empregadores estão preocupados com isso renderia uma grande pesquisa. “Devido ao que as pessoas estão passando nesse período, decidi questionar ‘qual a percepção dos colaboradores de uma concessionária em relação à qualidade de vida em seu ambiente de trabalho?’”, explica.

Um dos diferenciais de sua pesquisa é que ela foi abraçada por todos funcionários da empresa, dando voz a cada um dos colaboradores. “O questionário aplicado na empresa contou com um índice de 100% de participação, permitindo total representatividade dos trabalhadores”, comenta.

Ela constatou que a empresa vem desenvolvendo ações para deixar o ambiente receptivo aos funcionários, desde a contratação de uma empresa especializada para aplicação de pesquisa de clima organizacional, até ações de integração entre os colaboradores e seus familiares no ambiente de trabalho. “Foi possível concluir que os trabalhadores encontram-se, em sua maioria, satisfeitos com a empresa e o que ela oferece”, afirma.

Outro aspecto analisado foi o desenvolvimento da própria empresa neste período. Apesar da redução no número de trabalhadores, a empresa se manteve produtiva, mesmo no período de crise. “Destaca-se, também, que o equilíbrio financeiro foi possível, mesmo a empresa não tendo participado de programas do governo federal", salienta.

Com a graduação concluída, Diana quer seguir se capacitando. “O sentimento é de realização de um grande sonho, uma enorme realização pessoal e profissional”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.