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Administração (Bacharelado)

Unijuí leva tradição no ensino do curso de Administração à modalidade EaD

Não tem tempo para realizar uma graduação de forma presencial, mas gostaria de cursar Administração? A Unijuí, que tem a tradição no ensino da Administração há 48 anos, também oferta o curso na modalidade Ensino a Distância (EaD), com polos espalhados em 15 regiões do Estado. 

Com duração de 5 anos, o curso prepara o estudante para atuar com visão estratégica nos negócios, sólida formação teórico-conceitual, capacidade crítico-reflexiva e competência técnica empreendedora em todos os processos de tomada de decisão e, ainda, com competências comportamentais voltadas a uma postura ética, cidadã e sustentável.

O curso é organizado em módulos trimestrais, com no máximo quatro disciplinas por módulo e Projetos Integradores desde o início do curso. Para as aulas, os acadêmicos utilizam o Moodle, que é um ambiente virtual de aprendizagem, totalmente interativo e com material dinâmico que facilita a aprendizagem. 

O sistema de avaliação, por sua vez, é focado na aprendizagem, sendo diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa. 

Assim como os acadêmicos da modalidade presencial, os estudantes do EaD também contam com o apoio do Laboratório de Gestão e Negócios, que apoia no desenvolvimento de atividades práticas ao longo do curso, oportunizando o aprendizado a partir da execução de projetos e assessoria às empresas; e com a Empresa Júnior, que oportuniza ao aluno a aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo do curso por meio de consultorias às empresas conveniadas.

Os estudantes EaD também têm a possibilidade de realizar intercâmbios internacionais, viagens de estudo, oficinas, estágios obrigatórios e não obrigatórios, podendo também participar de projetos de pesquisa e extensão.

O profissional graduado em Administração pode atuar como empresário ou empreendedor e, quando registrado no CRA, estará apto a desempenhar atividades profissionais autônomas, como consultor organizacional. Optando por trabalhar com vínculo empregatício, poderá atuar nos cargos de diretor, gerente, supervisor ou líder de equipes. E estes são apenas alguns campos de atuação.

Para disputar uma vaga no curso de Administração EaD da Unijuí, é necessário realizar o vestibular, com inscrições para o 1º módulo de 2024 abertas até 16 de fevereiro. Para se inscrever ou obter mais informações, acesse unijui.edu.br/ead.




Dia do Administrador foi marcado por palestra sobre gestão de pessoas

O curso de Administração da Unijuí, em parceria com o Laboratório de Gestão e Negócios, promoveu na noite desta terça-feira, 5 de setembro, uma aula especial em homenagem ao Dia do Administrador, celebrada em 9 de setembro. A atividade aconteceu no Centro de Eventos e contou com transmissão para os demais campi. 

O Dia do Administrador surgiu com a Resolução CFA n° 65/68, de 9 de dezembro de 1968, e visa homenagear o profissional responsável por estruturar práticas que garantam o bom gerenciamento de um negócio. Mais do que lidar com o capital financeiro, sua atuação é estratégica em diferentes departamentos para resolver questões de logística, marketing e gestão de pessoas.

Pensando nisso, para marcar a data, foi realizada a palestra “Desenvolvendo pessoas nas organizações: o papel do gestor”, a cargo do administrador, especialista em Psicologia Positiva: ciência do bem-estar e autorrealização e especialista em Coaching e Gestão de Pessoas, Jonas Graffunder. A mediação foi realizada pela professora Adriane Fabricio. 

“Quem trabalha nessa área sabe que gestão não se faz com máquinas, mas com pessoas. E este talvez seja o maior desafio: temos, num mesmo espaço, pessoas diferentes, com culturas, com um passado, com perspectivas diferentes. E cabe aos gestores aliar os interesses  pessoais com os organizacionais”, destacou o coordenador do curso de Administração e dos tecnólogos da Unijuí, professor Martin Ledermann.






Estudantes de Administração buscam solução para empresa de Santa Rosa em Projeto Integrador

Acadêmicos de Administração da Unijuí - Campus Santa Rosa estão focados na resolução de um problema oriundo da empresa  Zuk Comercial de Rolamentos Ltda. Eles participam do Projeto Integrador (PI) Marketing e Relação com o Mercado, que vem sendo coordenado pelo professor Ariosto Sparemberger.

“Ainda no ano passado, nos encontramos com representantes da empresa, que possui mais de 30 anos de trajetória e diferentes unidades de atuação. Conversando com os estudantes, definimos que um dos principais desafios que a empresa tinha, concentrava-se em fazer com que o público procurasse o setor de rolamentos. Afinal, estamos falando de peças, que acabam sendo procuradas diante da necessidade”, explicou o professor, lembrando que a empresa atua nas áreas de rolamentos agrícolas, industriais e para veículos. 

Os estudantes, calouros e veteranos, foram divididos em três grupos: um trabalha os 4Ps - produto, preço, praça e promoção, voltados ao desafio; o segundo está focado na gestão do relacionamento com o cliente; e o terceiro aborda questões do mercado, como segmentação, público-alvo, tamanho e perspectiva de crescimento da empresa.

“Até agora, os estudantes já definiram os objetivos, a justificativa do projeto, e estão trabalhando no referencial teórico. O próximo passo será trabalhar nos procedimentos metodológicos, antes de partirem para a segunda etapa do PI, que envolve a coleta, a análise e a construção, de fato, da solução que será apresentada”, explicou Ariosto.

O PI relaciona-se com as disciplinas que vêm sendo trabalhadas pelos acadêmicos ao longo do semestre, como completa o professor, a exemplo dos componentes Práticas em Gestão de Marketing; Vendas de Alta Performance e Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado. 

Dois encontros já foram realizados com representantes da empresa: no primeiro, foi realizada uma descrição ampla do negócio e a definição do desafio que seria trabalhado. Depois, o sócio-administrador, Michel Markiewicz, esteve na Universidade para tirar dúvidas dos estudantes. 


Unijuí - Campus Panambi abre a Semana Acadêmica de Administração e Ciências Contábeis

Na noite desta segunda-feira, 3 de abril, foi realizada a abertura da Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis no campus da Unijuí em Panambi. O evento, que conta com apoio do Sebrae RS e KPMG Brasil, terá sequência nesta quarta-feira, dia 5 de abril.

A Semana Acadêmica tem como objetivo promover uma programação diversificada aos estudantes, com noites mais dinâmicas, repletas de conhecimento e histórias inspiradoras, além de integrar os acadêmicos dos dois cursos de graduação à comunidade externa. 

Neste ano, o evento busca debater a persistência para atingir objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, e o perfil esperado do profissional da área da gestão para uma carreira internacional. Para isso, foram convidados para a primeira noite Ezequiel Rosa, que é analista comportamental, coach integral sistêmico, consultor de negócios e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas; e Altamir Bernardes, que é coach comportamental, consultor empresarial e professor universitário. Eles abordaram o tema “Seja o maestro da sua vida - Descobrindo seus superpoderes para assumir a maestria da vida”.

Também participou da abertura o prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, que é egresso do curso de Administração da Unijuí. Ele falou sobre o desafio que é trabalhar com pessoas e com inevitáveis falhas que podem ocorrer durante a administração de um negócio. “O papel dos administradores é organizar processos e trabalhar para que as chances de erros diminuam, para que as falhas sejam menores. E para isso você tem que saber onde quer chegar, você tem que acompanhar os resultados ao longo da sua caminhada”, disse.

Daniel também compartilhou um pouco da sua experiência na administração pública e algumas conquistas que vem obtendo no cargo de prefeito. Panambi, como aponta, é a cidade da região que mais cresce. A cada década, a cidade aumenta em aproximadamente 6 mil habitantes, crescimento que não é acompanhado pelo Estado. “Temos empreendedores, empresas, oferecendo oportunidades e atraindo pessoas para cá. Isso nos traz benefícios, mas também muitos desafios”, afirmou. Hinnah comentou, ainda, que a Prefeitura de Panambi ocupa a 22ª posição no País em qualidade da informação contábil e que o município foi premiado pelo Sebrae como uma das sete cidades empreendedoras do Estado. 

Nesta quarta-feira, dia 5, a palestra será sobre “Auditorias interna e externa – opções de carreira para os profissionais das áreas de negócios”. Serão palestrantes Gabrielle Guterres, consultora sênior da KPMG Brasil - filial Passo Fundo, bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Controladoria, Auditoria e Compliance; e Douglas Inácio, gerente da KPMG Brasil - filial Passo Fundo, que é bacharel em Ciências Contábeis e possui MBA em Finanças e Controladoria. Será mediador o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné.


Campus Panambi terá Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis

Nos dias 3 e 5 de abril, no campus da Unijuí em Panambi, será realizada a Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Os eventos acontecerão junto ao auditório, a partir das 19h30, contando com convidados que são referências em suas áreas.

No dia 3 de abril, será realizada a palestra “Seja o maestro da sua vida - descobrindo seus superpoderes para assumir a maestria da vida”. Para debater a temática foram convidados Ezequiel Rosa, analista comportamental, coach integral sistêmico, consultor de negócios e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas; e Altamir Bernardes, coach comportamental, consultor empresarial e professor universitário. Será mediadora, neste dia, a coordenadora do curso de Administração, professora Fernanda Pasqualini.

Já no dia 5 de abril, a palestra será sobre “Auditorias interna e externa – opções de carreira para os profissionais das áreas de negócios”. Serão palestrantes Gabrielle Guterres, consultora sênior da KPMG Brasil - filial Passo Fundo, bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Controladoria, Auditoria e Compliance; e Douglas Inácio, gerente da KPMG Brasil - filial Passo Fundo, que é bacharel em Ciências Contábeis e possui MBA em Finanças e Controladoria. Será mediador o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné.


Pesquisa analisa potencialidades econômicas e turísticas de Três Passos

Nascida e crescida em Três Passos, o amor pela cidade foi um combustível para o tema da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica de Administração Luana Letícia Wiesenhütter. Denominado “Marketing de Lugares: uma análise em relação ao grau de atratividade de um município da Região Celeiro - o caso do município de Três Passos/RS”, a pesquisa de Luana buscou exemplificar as potencialidades econômicas e turísticas do município.

Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, Luana comenta que eles se dividem em três camadas, sendo elas: percepções dos gestores municipais, dos moradores e as proposições que visam aprimorar o grau de atratividade econômica e turística de Três Passos. “Na visão dos moradores, a capital da Região Celeiro apresenta diversos aspectos positivos, tanto em termos de turismo, onde destaca-se a potencialidade das riquezas naturais, dos eventos e dos atrativos culturais, quanto em termos econômicos, onde destaca-se a mão de obra local, a infraestrutura para instalação de empresas e o potencial do município em relação aos demais municípios da região”, relata e acrescenta que “já na visão dos gestores municipais demonstra uma preocupação genuína com o desenvolvimento do município, alicerçada em seu potencial nos setores agropecuário, industrial, comércio, serviços e também no turismo. A partir da percepção dos gestores também identifica-se o potencial para o desenvolvimento da atividade turística em cinco vertentes (ciclo, eco, cultural, rural e religioso)”.

Luana explica que para chegar aos resultados do trabalho foi aplicado um questionário com 380 residentes do município por meio de aplicativo Google Forms, além de uma pesquisa em profundidade com o Prefeito Municipal e o secretário de Desenvolvimento e Inovação, além de pesquisa bibliográfica e documental. “A pesquisa mostrou a visão dos moradores do município e a visão dos gestores municipais, ambas a respeito de aspectos que compõem a atratividade econômica e turística de Três Passos. Os resultados do trabalho podem trazer uma contribuição positiva, especialmente para a Administração Municipal, uma vez que podem ser identificados pontos positivos e pontos negativos em cada um dos segmentos e, assim, é possível pensar em estratégias para potencializar as forças, bem como, minimizar as fraquezas encontradas”, destaca.

A colação de grau de Luana será no dia 11 de março e ela está ansiosa pelo momento de receber o título de bacharela em Administração. Para o futuro, os planos estão definidos: “pretendo continuar estudando e penso em também em ampliar esta pesquisa através do ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí”. 


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