COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Administração (Bacharelado)

Administração na Unijuí: formação dinâmica e inovadora para o mercado

Com disciplinas voltadas para formação pessoal e profissional, buscando desafiar os estudantes a solucionar e vivenciar desafios do mercado de trabalho, o curso de Administração da Unijuí chega aos seus 50 anos formando profissionais com excelência e capacitados para atuar nos mais diversos campos que a profissão oferece. Desde o ano passado, houve uma reformulação do currículo do curso que passou a integrar a Graduação Mais da Unijuí. 

Com disciplinas que aproximam ainda mais os estudantes do mercado de trabalho, a formação foi estruturada por módulos com temas geradores. “São oito módulos, quatro desenvolvidos em conjunto com o curso de Ciências Contábeis e quatro específicos. Estes representam as áreas da Administração, mantendo as linhas de formação que são: Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing, Produção e Operações”, explica a coordenadora do curso de Administração em Ijuí, professora Stela Maris Enderli. 

O grande avanço dessa proposta, segundo a coordenadora, são os Projetos Integradores, presentes desde o primeiro módulo, e que oportunizam aos estudantes o contato com a prática a partir de desafios demandados pela comunidade. “Essa construção do novo currículo nos trouxe o desafio de aliar a experiência de um curso que está completando 50 anos com a necessidade que o mercado traz, de um profissional dinâmico e inovador”, completa a professora.

O profissional em formação no curso de Administração da Unijuí é capacitado para atuar no mercado, por meio de um olhar mais completo, crítico e analítico, transformando problemas em soluções, respeitando a ética e desenvolvendo a sustentabilidade das organizações. “Nossos estudantes têm a oportunidade de vivenciar os desafios do mercado, propor alternativas e apresentar propostas. Essa vivência é totalmente diferenciada”, acrescenta o coordenador do curso no campus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger.

Saiba mais sobre o curso de Administração da Unijuí acessando o link

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo 


Empresário compartilha experiências com estudantes do curso de Administração

Aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 13 de maio, mais uma atividade de relacionamento da Unijuí com a comunidade. Organizada pelo curso de Administração, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir e de perguntar por mais de duas horas ao profissional convidado.

O participante externo, presidente da ACI, diretor da empresa Hidroenergia e graduado em Engenharia Elétrica, Marcos Kieling, dividiu a sua fala basicamente em três importantes momentos.

Inicialmente, contextualizou o atual cenário, partindo da análise global até a local. Destacou o impacto das principais potências mundiais, em especial a China e os Estados Unidos na economia, principalmente em relação à necessidade do consumo de proteínas pela população, o crescimento industrial e a necessidade do desenvolvimento econômico considerar o meio ambiente. Nesta direção, falou da saída de algumas empresas da China e que o Brasil tem potencial para se destacar no cenário mundial. Segundo Marcos, a educação é o caminho que possibilita às pessoas obterem qualificação e buscar seu espaço. Outro aspecto destacado foi em relação a algumas dificuldades da nossa região em termos de logística e infraestrutura.

O diretor, por várias vezes, se referiu aos estudantes de modo especial, destacando as oportunidades atuais existentes, podendo ocupar em breve posições e postos de destaque no mundo empresarial. Para isso, é necessário aproveitar o máximo da universidade e estudar de forma intensa. O jovem hoje tem muito acesso às informações e muita tecnologia disponível para o seu aprendizado, como exemplo a internet. O incentivo para o empreendedorismo da criação de startups foi muito comentado por Marcos, motivando os alunos para esse desafio.

No segundo momento, o destaque foi para a ACI que, em 2017, completou 100 anos. Fez referência à importância da Unijuí estar representada na associação. Ele pretende intensificar na ACI ações que possam aumentar a participação dos associados para fortalecer a entidade e que, desta forma, seja possível fomentar os negócios. Falou dos grupos de trabalho dos jovens empresários como estratégia de envolver esse segmento mais jovens no empreendedorismo e nos negócios. A necessidade da qualificação permanente dos empresários, associados por meio de cursos, eventos, são ações para fomentar os negócios.

Na última parte, Marcos falou da empresa que coordena, a Hidroenergia, que iniciou há mais de 30 anos e hoje é destaque em termos de tecnologia, sendo que o que há de mais moderno no mundo, hoje é fabricado em Ijuí. A empresa atende além de estados brasileiros, muitos países do Mercosul, Europa e Ásia. O ponto positivo do crescimento da empresa é a capacidade de adaptação às necessidades do cliente. Por exemplo, para o Japão foi adaptado segundo a realidade daquele país. O rendimento dos equipamentos e da tecnologia que a empresa utiliza proporciona um rendimento da usina fabricada a nível mundial.

A empresa produz vários produtos como geradores, automação, turbinas hidráulicas, hidromecânicos, entre outros. Os geradores Hidroenergia, por exemplo, são estudados e projetados para aliar a maior geração energética possível a custos de produção mais baixos. Nossos geradores conseguem um rendimento muito próximo a 100% da sua capacidade. São desenvolvidos com tecnologia própria e sob demanda para atender as especificidades do seu projeto por uma equipe de engenheiros muito bem capacitada e com mais de 20 anos de experiência na fabricação de equipamentos para usinas hidrelétricas.

Para os professores organizadores da atividade, Ivo Ney Kuhn e Ariosto Sparemberger, o momento foi positivo e muito qualificado. A experiência, conhecimento e vivência possibilitaram aos estudantes um espaço de muito aprendizado. Por meio do estudo é possível todo profissional ter destaque na sua atividade profissional. Ainda participou do evento o professor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.


Curso de Administração promove Evento de Articulação

A partir das 19h30 desta quinta-feira, dia 13 de maio, o curso de Administração da Unijuí promove o “Evento de articulação com o mundo empresarial”. A atividade faz parte das disciplinas de Estratégias de Finanças, do professor Ivo Ney Kuhn, e de Arquitetura Organizacional, do professor Ariosto Sparemberger.

A programação contará com dois destaques: A experiência da Hidroenergia num contexto globalizado e Os desafios de gerenciar uma entidade de classe – o caso da ACI Ijuí.

À frente da palestra estará o diretor-presidente da Hidroenergia e presidente da ACI de Ijuí, Marcos Kieling.