Chefe do escritório da OEA no Haiti entre 2009 e 2011 publica livro pela Editora UNIJUÍ - Unijuí

Diplomata Ricardo Seitenfus escreveu a obra: “Haiti: dilemas e fracassos internacionais”.

Chefe do Escritório da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti entre 2009 e 2011, o diplomata Ricardo Seitenfus lança, pela Editora UNIJUÍ, sua mais recente publicação: o livro “Haiti: dilemas e fracassos internacionais”.

Em entrevista ao programa Conversa Casual, da UNIJUÍ FM, no último sábado, o diplomata tratou sobre o tema do seu livro.

“Abordo no livro sobre o Haiti e seus desencontros com o mundo. Como os países viram a revolução haitiana, pois ele foi o primeiro país a fazer uma tripla revolução e foram os escravos que conseguiram e ainda aboliram a escravidão. A segunda parte trata do terremoto que assolou o país em 2010”, observa.

O diplomata também salientou que a comunidade internacional precisa deixar o Haiti trilhar o seu próprio caminho, sem intervenções. Ele também defende o fim da presença militar no país:

“O livro é um chamamento à comunidade internacional, por isso ele será traduzido para o francês, o inglês e o espanhol, para que se debrucem sobre o leito enfermo haitiano, mas com outro olhar, que não seja apenas um olhar de comiseração, de piedade, mas de respeito e de cooperação efetiva com o povo e autoridades haitianas”, complementa.

Sobre o autor

Nascido em 1948 no município de Arrio do Tigre, então Distrito de Sobradinho, na região central do Rio Grande do Sul. Graduou-se em Relações Internacionais em 1973, através de uma bolsa de estudos na Universidade de Genebra, na Suiça. Na mesma instituição fez mestrado e doutorado.

Retornou ao Brasil como professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1987 criou a Secretaria de Assuntos Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul e fui seu primeiro titular. De 1991 à 1993 foi Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

Depois de participar de uma Missão no Haiti com a OEA/ONU, em meados de 1993, escreveu o livro “Haiti, a soberania dos ditadores”. Também foi representante especial da Secretária Geral e chefe do Escritório da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti (2009-2011) e na Nicarágua (2011-2013).

Prefácio

A publicação tem prefácio do escritor, jornalista e político Fernando Gabeira:

“O livro de Seitenfus rememora todos os lances importantes da intervenção e nos oferece também uma excelente e profunda visão da história haitiana, do isolamento de um país que ousou se libertar do colonialismo francês e trilhar o caminho da independência.

Como alguém que pensou um novo caminho para o Haiti, vivendo os problemas cotidianos do país, durante e depois do terremoto, Seitenfus não só apresenta uma crítica precisa dos erros cometidos ali como manifesta uma certa apreensão pelo futuro.”