Grupo de Teatro da UNIJUÍ recebe prêmios em festival internacional - Unijuí

Grupo de Teatro da UNIJUÍ recebe prêmios em festival internacional

O Grupo de Teatro da UNIJUÍ (GTU) recebeu prêmios no “XV Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena”, realizado na cidade de Rosário do Sul, de 15 a 17 de agosto.

O GTU, que apresentou seu novo espetáculo “O Casamento Suspeitoso”, foi indicado e venceu nas categorias de Melhor Cenário e Melhor Ator Coadjuvante para Diego Verri.

O Grupo de Teatro da UNIJUÍ concorreu com grupos das cidades de Santa Maria, Harmonia, Rio Grande, Carazinho, Porto Alegre, São Paulo (SP), Santo Ângelo, Gravatai, Santana do Livramento, Palhoça (SC), Corrientes (Argentina).

“O Casamento Suspeitoso” acontece numa vila do interior gaúcho, onde os moradores recebem a visita de uma família da capital, Lúcia, sua mãe Susana e o amante Roberto Flavio. Eles querem que Lúcia se case logo com Geraldo, rico estancieiro, filho de Dona Guida, com o objetivo de ficar com todo o dinheiro da família. Porém Cancão, funcionário da estância e seu inseparável amigo Gaspar, utilizam toda esperteza para impedir que este casamento aconteça.

A peça é do autor pernambucano Ariano Suassuna, o mesmo de “O Auto da Compadecida”. O enredo acontece originalmente no nordeste brasileiro, mas foi adaptado para o universo gaúcho, com figurinos, cenário, trilha sonora e expressões características.

A adaptação e direção é de Alberto Rodrigues. O elenco é formado por Josier Baiotto, Régis Pereira, Carol Gamste, Mateus Oliveira, Vitor Gollin, Josiane Baiotto, Luisa Jalil, Uliana Zambon, Alan Oliveira, Aildo Antunes e Diego Verri, com sonoplastia de Uilian Gutterres.

O Grupo de Teatro da UNIJUÍ

O Grupo de Teatro da UNIJUÍ foi fundado em março de 1998, a partir de oficinas ministradas pelo professor Alberto Rodrigues para alunos de diversos cursos da instituição. Em novembro de 1999, o Grupo estreou o seu primeiro espetáculo “O Alienista”, baseado na obra de Machado de Assis e iniciou uma série de apresentações nos Câmpus da Universidade.

Em 2001, foi realizada a montagem do espetáculo “Os Sete Gatinhos”, de Nelson Rodrigues, sendo apresentado em diversas cidades da região. No ano de 2003, o grupo continuou a pesquisa com autores nacionais e “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, fazendo sucesso por todos os lugares onde foi apresentado.

No ano de 2004 iniciam-se os trabalhos do “Estúdio 2”, sob a direção do acadêmico de Artes Visuais Fábio Novello. No mesmo ano foi produzido o primeiro espetáculo infantil do grupo, “A Sobrinha da Marreca”. Em 2005 foi produzido o espetáculo “Lisístrata e a Greve de Sexo”, uma comédia do grego Aristófanes. Em 2006 foi a vez de outra comédia, “O Inspetor Geral”, do russo Nicolai Gogol. Em 2010 o GTU produziu o infantil “Pedro Malazarte”. E em 2013, “O Casamento Suspeitoso”, de Ariano Suassuna.