Público lota o Salão de Atos na estreia da peça "As Bruxas" - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Público lota o Salão de Atos na estreia da peça "As Bruxas"

 

A próxima apresentação do espetáculo será realizada no dia 29 de março, no Sesc.

Salão de Atos lotado e aplausos do público em pé ao final. Assim foi a estreia do espetáculo “As Bruxas”, na noite deste domingo, dia 15, produção que envolve o Grupo de Teatro, o Coral e a Cia. Cadagy da UNIJUÍ.

Com uma proposta diferenciada e ousada, o elenco é formado por 55 pessoas: 12 atores do Grupo de Teatro, três ginastas e quatro dançarinas da Cia. Cadagy, além de 36 integrantes do Coral.

Ao final da apresentação, com o público aplaudindo em pé, emocionado, o diretor do Grupo de Teatro da UNIJUÍ, Alberto Rodrigues, que escreveu o texto da peça há mais de 20 anos, agradeceu a presença do público. Também convidou os diretores dos grupos artísticos da Universidade para se integrarem aos agradecimentos. Alguns atores que participaram da primeira montagem do espetáculo, há mais de 20 anos, estavam na plateia prestigiando a nova produção.

Uma história da Idade Média

Com uma proposta única para a região, o espetáculo “As Bruxas”, conta a história de Marian, personagem principal da trama, que se passa no século XV, na Idade Média. Um período onde a Inquisição é fundada para caçar, julgar e punir os hereges, principalmente as mulheres que exerciam funções na época exclusivas aos homens: a medicina, a literatura, as artes e as ciências em geral. Marian luta para dar um novo sentido a sua vida, indo contra tantas formas de poder: seu marido, o padre, o rei.

E a trilha sonora do espetáculo é um elemento importante no jogo de cena e que dá um toque especial para a produção. Composta por Ricardo Sensever, ela é baseada nos modos litúrgicos, utilizados na Idade Média. E é cantada ao vivo pelo Coral da Unijuí. “É uma iniciativa única na região e uma proposta bastante ousada. O espetáculo foi preparado com muita dedicação e empenho. Essa iniciativa evidencia as potencialidades do setor cultural de Ijuí e região”, analisa Letícia Buchmann, regente do Coral.

No dia 29 de março, uma nova apresentação do espetáculo será realizada no SESC, em Ijuí. 

A História do Espetáculo

O texto deste espetáculo foi criado no ano de 1993, pelo diretor do GTU, Alberto Rodrigues, tendo como fonte de pesquisa filmes “O Nome da Rosa” e “Em Nome de Deus”, dos livros “Brida”, de Paulo Coelho e o “Malleus Malleficarum” (o “Martelo das Feiticeiras”), além de referência como pinturas, contos e revistas que ajudaram na composição, marcações e ambientação da época. A primeira montagem desse espetáculo aconteceu com o Grupo Proart Produções Artísticas, também coordenado pelo diretor Alberto Rodrigues, sendo apresentado em diversas cidades do estado.

Esta versão do espetáculo começou a ser produzida em 2011, com a criação da trilha sonora original, e também dos figurinos e cenário. Além disso, foram realizadas as primeiras reuniões e ensaios dos três grupos culturais. E em janeiro e fevereiro deste ano, a produção e os ensaios foram intensificados para a estreia deste domingo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.