EFA tem semana especial alusiva a leitura - Unijuí

EFA tem semana especial alusiva a leitura

A Semana Estadual do livro teve direito a festejos no Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA.

De 18 a 23 de abril a ênfase está para os livros, a Escola viveu ações diversas, em todos os níveis escolares, dentre elas, produções literárias, contação de histórias, retomadas das produções poéticas realizadas na EFA desde 1981, leituras coletivas, tanto na Biblioteca infantil Mário Quintana, como na Biblioteca Mario Osorio Marques, esta que contém um dos maiores acervos bibliográficos do Estado.

Na quarta feira, 22, aconteceu, no intervalo da manhã um “Quizz Literário”, que contou com a participação dos alunos dos Anos Finais e Ensino Médio. Os alunos foram desafiados a responder perguntas diversas relacionadas a obras literárias as quais têm sido lidas também  em sala de aula, conforme interesse.

Outra ação -e que se proporá permanente- iniciou-se nesta semana:  o “Sebo Camarada”,  cuja  finalidade é a troca dos livros usados entre os alunos, por intermédio da Escola. “A ideia é manter sempre em movimento a busca por livros, bem como o rodízio de leituras.” Explica a professora de literatura a coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Rosana Silva Barros. Segundo ela, “algumas ações que começaram nesta semana devem se estender durante todo ano, haja vista que a EFA é uma escola onde o conhecimento se constrói na busca investigativa, curiosa, inquiridora e, para tanto a leitura é o acesso mais eficiente.

Para fechar a intensa semana das leituras e produções, foi realizado o Recreio Poético nos turnos da manhã e da tarde, atividade que contou com a participação de alunos, professores e pais recitando e lendo declamando poemas.