Salão de Atos foi palco para apresentações da Brigada em Cena - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Salão de Atos foi palco para apresentações da Brigada em Cena

 

 

Evento foi realizado pelo Colégio Tiradentes de Ijuí e contou com a parceria do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ.

Na última quinta-feira, o Colégio Tiradentes, da Brigada Militar de Ijuí, juntamente com o Círculo de Pais e Mestres da escola e o Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ promoveram a apresentação do grupo "Brigada em Cena", no Salão de Atos da Universidade.

evento é voltado a alunos e familiares da Escola Tiradentes e aos acadêmicos do curso de Direito, mas também está aberto à participação de toda a comunidade. A entrada é franca.

Conforme explica o Major João Volmei Guerra Spagnol, diretor do Colégio Tiradentes, serão apresentadas três peças teatrais, pelo Grupo Teatral Brigada em Cena, projeto inserido no Núcleo de Projetos Sociais da Brigada Militar de Porto Alegre. São elas “Maria”, um drama, que aborda a violência doméstica, a Lei Maria da Penha e a rede de proteção; “Ação e Reação”, uma comédia que aborda temáticas como preconceito, bullying e a relação polícia x comunidade; e “Pais e Filhos”, outro drama que aborda relacionamento entre pais e filhos e uso de drogas.

Brigada em Cena

O Grupo Teatral Brigada em Cena teve seu início no ano de 2009 quando policiais militares do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste de Santa Rosa, Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), utilizando o material do Currículo de Educação Infantil, adicionaram fantoches às atividades em sala de aula resultando uma maior interatividade entre o policial e o aluno, iniciativa que se destacou a nível regional.

Em 2010, com o intuito de acrescer a estes instrutores a capacidade intuitiva, expressão corporal e oral, participaram de um curso de artes cênicas em convênio com a Prefeitura Municipal. Após apresentações, iniciou-se a utilização do teatro como meio de prevenção, pois se percebeu o grande recurso técnico, didático e pedagógico do teatro, que encanta, diverte e ensina a todas as idades, resultando de imediato reconhecimento regional e Estadual.

O Projeto ganhou força e veio a receber convites para apresentações de suas peças em várias cidades do Estado, para eventos tanto institucionais como civis. Hoje o Projeto está inserido junto ao Núcleo de Projetos Sociais (NPS), pertencente à Comunicação Social no Estado Maior da Brigada Militar em Porto Alegre, tendo como efetivo empregado policiais lotados em várias cidades do Estado, Três de Maio, Porto Lucena, Capela de Santana, São Leopoldo e Porto Alegre. São nove peças montadas que abordam temas como violência doméstica, relacionamento entre pais e filhos, uso de drogas, preconceito, bullying, meio ambiente, trânsito, direitos humanos, crianças em situação de rua, valorização profissional, dentre outros.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.