Encontro com escritores integra a Jornada de Pesquisa Literária da EFA - Unijuí

Encontro com escritores integra a Jornada de Pesquisa Literária da EFA

Texto da chamada da matéria, que será exibido na capa do Comunic@.

A escritora ijuiense Luciana Bertoldo, autora de Baioneta Calada, participa nesta sexta-feira da Jornada de Pesquisa Literária da EFA. A atividade vai envolver alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. “Eles estão realizando pesquisas literárias, buscando através da literatura se sensibilizar, buscando a construção do conhecimento através de livros, e um dos livros escolhidos é o Baioneta Calada”, explica a escritora.

A obra, publicada em 2011, conta a história do pai de Luciana, Geni Bertoldo, que foi preso político durante a Ditadura Militar. Em páginas são contados os fatos que ocasionaram a sua prisão, o período em que ele esteve preso e os efeitos ocasionados sobre a família. “É um livro que conta o fato que aconteceu em Ijuí, com um cidadão ijuiense, mas de uma forma leve e real. Quando ocorreu esta prisão eu era uma criança, quando ocorreram os fatos a minha mãe estava grávida de mim. Então, fui recolhendo as lembranças, depoimentos e fiz o livro através da minha visão deste fato”, conta.

Em maio os alunos da EFA receberam os exemplares de Baioneta Calada para a preparação para os estudos. Nesta quinta-feira ocorre sessão de autógrafos e o encontro com a autora está marcado para sexta, 8h. Além de Luciana Bertoldo a EFA recebe a visita dos escritores Leia Cassol e Gustavo Mello para sessão de autógrafos e interação com suas leituras.