Museu lança campanha “Essa História Também é Sua” e apresenta ao público o espaço revitalizado com apoio da CAIXA - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu lança campanha “Essa História Também é Sua” e apresenta ao público o espaço revitalizado com apoio da CAIXA

Na manhã desta sexta-feira, 6, funcionários do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) estiveram reunidos com autoridades locais e regionais; secretários municipais; representantes da Caixa Econômica Federal; veículos de imprensa e comunidade em geral. O evento aconteceu nas dependências da entidade e teve por objetivo o lançamento da campanha "Essa História Também é Sua!", parceria do Museu com o Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei).

Com 57 anos de história, o MADP é um guardião de memórias da região noroeste do Rio Grande do Sul, disponibilizando um espaço para conhecimento e reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo. O Museu também contribui no processo educacional, identitário e cultural, visando o desenvolvimento da região. E para aproximar ainda mais a Instituição da comunidade, a campanha surgiu em parceria com o Demei, a fim de que as pessoas possam fazer suas doações via conta de luz. A contribuição não possui valor específico, sendo possível doar qualquer quantia a partir de R$10. "Então, 'essa história também é sua' porque nós queremos que todos deixem a sua marca e sua história gravada e preservada aqui nessa instituição", disse a diretora do MADP, Stela Mariz Zambiazi de Oliveira, em entrevista transmitida no programa Rizoma pela Unijuí FM.

Em um segundo momento, também foram oficialmente recebidas a primeira e segunda etapas do projeto "Adaptação do Espaço da Exposição de Longa Duração com Vistas à Universalização do Acesso", o qual visa qualificar a Exposição de Longa Duração do MADP e seus acessos, com ações voltadas à acessibilidade cognitiva, sensorial e motora. Para tal, o Museu fez algumas reformas em seu espaço físico, a exemplo de escadas substituídas por rampas, corrimões e guarda-corpo. "Todas essas adaptações que fizemos foi visando a questão da segurança e da acessibilidade para o nosso visitante", complementou a diretora.

Selecionado pelo programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro (2017/2018), o projeto foi um dos três aprovados no âmbito estadual, recebendo o valor de R$250 mil e iniciando sua execução em maio de 2017, finalizando em dezembro desse ano. "A próxima etapa é adequarmos a exposição com monitores touch, possibilitando que qualquer pessoa, independente de sua dificuldade, possa ter acesso às informações e a esse patrimônio riquíssimo que temos nessa instituição", conclui.

Durante a cerimônia desta sexta-feira, o público também prestigiou os pronunciamentos do vice-reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg, do gerente-adjunto da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Rogério Hansen, que realizou a apresentação da campanha “Essa História Também é Sua”; do presidente da Associação dos Amigos do Museu, Josei Pereira; e do gerente da Caixa Econômica Federal de Ijuí, Marcos Rogério Martins.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.