Folclore no Campus reunirá comunidade escolar e cultura gaúcha na Unijuí - Unijuí

Folclore no Campus reunirá comunidade escolar e cultura gaúcha na Unijuí

Para concluir os estudos sobre folclore e cultura gaúcha nas escolas, a Rádio Unijuí FM promove neste domingo, 17 de novembro, o Folclore no Campus, evento de encerramento do projeto “Escola, Folclore e Cultura: Conhecimento e Preservação dos Saberes, Tradições e Manifestações Culturais do Gaúcho”.

Nesse dia especial, a comunidade ijuiense poderá aproveitar atrações diferenciadas, entre elas, apresentações artísticas e culturais, como shows de música, dança e declamação; participação de CTGs; exibição de documentário pelo CineSesc; oficinas culturais com a Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires; exposição Crenças e Superstições Sul-rio-grandense, do Museu Antropológico Diretor Pestana; entre outras atividades.

O domingo também será importante para alunos e familiares envolvidos no projeto, com a socialização das pesquisas e estudos. Nesse sentido, haverá Mostra de Trabalhos da Educação Infantil, com ilustrações, artes plásticas e instalações; Cabine Radiofônica para experimentação de locução e apresentação de programas à disposição dos Anos Iniciais; e ainda, distribuição gratuita do Dicionário de Falares do Gaúcho, produção coletiva dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com vocábulos e expressões da cultura gaúcha.

Além disso, a programação também inclui a tradicional mateada, brinquedos infláveis para as crianças se divertirem e a participação dos apoiadores do evento: Yázigi Ijuí, Amisa Ford, Brincarolando, Erva Mate Seiva Pura, Bem Seguro Corretora de Seguros, Ótica Albrecht, SESC Ijuí e Topway English School.

Sobre o projeto

O projeto Escola, Folclore e Cultura é uma realização da Rádio Educativa Unijuí FM e da Unijuí, com apoio da Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação e financiamento da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Cultura RS.
Desde julho, escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, vêm desenvolvendo atividades, produções, pesquisas e momentos recreativos dentro da proposta da Unijuí FM. Cada etapa da educação básica recebeu um desafio:

Educação Infantil (Artistas Mirins): produção de desenhos, artes plásticas e outras instalações que resgatassem artefatos, personagens e lendas do folclore gaúcho. Anos Iniciais (Pequenos Jornalistas): pesquisa sobre brincadeiras, ditados, músicas e poesias da cultura rio-grandense, a partir de consulta bibliográfica e entrevistas com pais, avós e professores. O resultado desse trabalho foi narrado pelos alunos em uma imitação de cabine radiofônica, momento no qual os estudantes tiveram a oportunidade de serem locutores por um dia. Anos Finais (Jovens Escritores): elaboração de verbetes com termos e expressões idiomáticas gaúchas, que marcam os dialetos do Rio Grande do Sul, tanto no passado quanto atualmente. Os verbetes foram reunidos em um dicionário que será distribuído no dia do evento.

Nos meses de setembro, outubro e novembro a equipe da Unijuí FM visitou as escolas para conferir, registrar e acompanhar as produções realizadas pelos alunos com a colaboração de pais e professores. O Folclore no Campus é a culminância do projeto “Escola, Folclore e Cultura: Conhecimento e Preservação dos Saberes, Tradições e Manifestações Culturais do Gaúcho”, realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura”.