Folclore no Campus encerra as atividades do projeto Escola, Folclore e Cultura - Unijuí

Folclore no Campus encerra as atividades do projeto Escola, Folclore e Cultura

No domingo, 17 de novembro, a Rádio Unijuí promoveu o evento Folclore no Campus, que concluiu os estudos e atividades do projeto “Escola, Folclore e Cultura: conhecimento e preservação dos saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho”.

Em uma tarde de muito sol e lazer, atrações diferenciadas movimentaram o Campus da Unijuí. Representantes dos Grupos de Folclore Chão Batido e Fogo de Chão, do CTG Clube Farroupilha e da Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo realizaram apresentações artísticas, como shows de música tradicionalista, dança e declamação. A comunidade ijuiense também pode aproveitar a exibição do documentário Carijo, pelo CineSesc; as oficinas culturais da Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires; a exposição “Crenças e superstições no imaginário sul-rio-grandense”, do Museu Antropológico Diretor Pestana; entre outras atividades.

O domingo também foi importante para alunos, professores e familiares envolvidos no projeto, com a socialização das pesquisas e troca de conhecimentos sobre folclore e cultura gaúcha. Nesse sentido, houve mostra de trabalhos da Educação Infantil, com ilustrações, artes plásticas e instalações; cabine radiofônica à disposição dos Anos Iniciais; e ainda, distribuição gratuita do Dicionário de Falares do Gaúcho, produção coletiva dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com vocábulos e expressões idiomáticas gaúchas.

A professora Mariluza Lucchese, do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), falou sobre a experiência da escola com o projeto, que se estendeu da educação infantil até o sétimo ano, trabalhando com atividades diversificada. “Nós trouxemos no nosso estande uma pequena mostra da contação de lendas, da produção de brinquedos e do circuito de brincadeiras que realizamos com as crianças. Houve também produção e recital de quadrinhas populares, verbetes, apresentações artísticas, de música, canto, teatro. Nós estamos muito felizes em participar desse projeto, que é muito rico, e agradecemos a oportunidade dada pela Unijuí FM”.

A programação também incluiu mateada, brinquedos infláveis para as crianças se divertirem e a participação dos apoiadores do evento: Yázigi Ijuí, Amisa Ford, Brincarolando, Erva Mate Seiva Pura, Bem Seguro Corretora de Seguros, Ótica Albrecht, SESC Ijuí e Topway English School.

Sobre o projeto

O projeto Escola, Folclore e Cultura é uma realização da Rádio Educativa Unijuí FM e da Unijuí, com apoio da Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação e financiamento da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura”.

Desde julho, escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, vêm desenvolvendo atividades, produções, pesquisas e momentos recreativos dentro da proposta da Unijuí FM. Cada etapa da educação básica recebeu um desafio:

Educação Infantil (Artistas Mirins): produção de desenhos, artes plásticas e outras instalações que resgatassem artefatos, personagens e lendas do folclore gaúcho.

Anos Iniciais (Pequenos Jornalistas): pesquisa sobre brincadeiras, ditados, músicas e poesias da cultura rio-grandense, a partir de consulta bibliográfica e entrevistas com pais, avós e professores. O resultado desse trabalho foi narrado pelos alunos em uma imitação de cabine radiofônica, momento no qual os estudantes tiveram a oportunidade de serem locutores por um dia.

Anos Finais (Jovens Escritores): elaboração de verbetes com termos e expressões idiomáticas gaúchas, que marcam os dialetos do Rio Grande do Sul, tanto no passado quanto atualmente. Os verbetes foram reunidos em um dicionário que será distribuído no dia do evento.

Nos meses de setembro, outubro e novembro a equipe da Unijuí FM visitou as escolas para conferir, registrar e acompanhar as produções realizadas pelos alunos com a colaboração de pais e professores. O evento Folclore no Campus foi o encerramento do projeto “Escola, Folclore e Cultura: conhecimento e preservação dos saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho”, que envolveu toda a comunidade escolar em um trabalho lúdico sobre a cultura gaúcha.