Museu promoveu Seminário sobre Educação, Cultura e Protagonismo Social - Unijuí

Museu promoveu Seminário sobre Educação, Cultura e Protagonismo Social

O Museu Antropológico Diretor Pestana realizou no último dia 12 mais um evento, dentro da programação alusiva aos índios, com o Seminário sobre Educação, Cultura e Protagonismo Social. As temáticas abordadas tiveram a educação diferenciada e específica como foco principal, considerando que em sociedades complexas e pluriculturais, a educação deve adequar-se à realidade em que está inserida, sendo este um grande desafio para instituições e educadores. A educação contemporânea também deve perseguir a formação que visa a convivência, a solidariedade. O protagonismo social foi apontado como importante objetivo da educação, que faz pensar e promove atitudes, na certeza de que aquele que tem o problema também tem a solução.

Dentre os palestrantes se destacou o professor Giovanni Polliani, do Centro Europeu pela Sociedade e Escola, de Milão, Itália, entidade que apoia a comunidade Kaingang de Inhacorá, em parceria com a FIDENE. Também palestraram as professoras Dulci Matte, Camila Ribeiro Rios e Armgard Lutz, da FIDENE/UNIJUÍ, que desenvolvem projetos sociais e de pesquisa com comunidades Kaingang; o Cacique da comunidade Kaingang de Inhacorá, Adilson Policena; a professora Eronita Barcelos, da ITECSOL/UNIJUÍ; e Natália Dittmar, ativista de movimentos sociais do Programa Guerreiros sem Armas, do Instituto Elos, de Santos, São Paulo.

Como indicador da diversidade étnico-cultural, do multiculturalismo, que caracteriza a nossa realidade local e regionaL os participantes do seminário foram brindados com a apresentação de um grupo de danças Kaingang da comunidade de Inhacorá. O grupo, com 12 pares, sob a direção de Mauro Amaral, identificou, através de pinturas faciais e corporais, as metades clânicas a partir das quais a comunidade se estrutura e estabelece relações, expondo, assim um aspecto da sua cultura tradicional.