Museu promove minicurso sobre identidade indígena - Unijuí

Museu promove minicurso sobre identidade indígena

O Museu Antropológico Diretor Pestana promove nesta quinta-feira, 28 de abril, o minicurso “Identidade Indígena, Diversidade e Escola: caminhos em construção”, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 22h30, tendo por local o auditório do Museu. A inscrição pode ser feita no local, mediante o pagamento da taxa de R$ 10,00.

O minicurso será ministrado pelo professor André Luis Ramos Soares, licenciado e bacharel em História pela UFRGS, mestre em Arqueologia pela PUC e Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USO. É professor do Departamento de Educação da UFSM e coordena o Núcleo de Educação Patrimonial da mesma universidade.

Dentre as questões que serão abordadas estão a situação do índio no Brasil no período da conquista da América; as razões para desagregação da sociedade indígena; integração, miscigenação e assimilação: conceitos da antropologia e realidade indígena; diversidade cultural e sociedades indígenas; e os índios em sala de aula: da invisibilidade a cidadania.