A importância da Ciência no combate ao Coronavírus - Unijuí

A importância da Ciência no combate ao Coronavírus

Como surgiu? De que forma nos infectamos? Como se espalha pelo mundo? Quais os efeitos em nosso corpo? Qual o melhor tratamento? Teremos uma vacina? Todas essas e muitas outras são perguntas fundamentais para entender e agir diante da pandemia de Coronavírus. Se existe uma certeza neste cenário horrível, com milhares de mortes, colapsos em sistemas de saúde e efeitos nefastos na economia é que as respostas vão vir  de uma forma: por meio da ciência!

O Brasil é um dos países na linha de frente deste enfrentamento, graças à dedicação dos cientistas e instituições de ensino deste país, públicas ou privadas. Aqui o genoma do vírus foi sequenciado em tempo recorde - 48 horas - enquanto outros países levaram 15 dias para chegar ao mesmo resultado, por exemplo. Além disso, outras atividades em Universidades estão em andamento, desenvolvendo tecnologias fundamentais, como um ventilador pulmonar para emergências, barato e rápido de produzir e até uma vacina. Fundamental também neste cenário é a cooperação entre diferentes Universidades, e suas respectivas áreas de pesquisa, com órgãos governamentais para estudar o novo Coronavírus. A Unijuí irá participar de um estudo que vai mapear diversas cidades gaúchas, com o objetivo de estimar o percentual de pessoas infectadas no estado, conhecer a velocidade que o vírus se alastra e identificar o percentual da população assintomática.

Novidades

Segundo o professor Thiago Heck, coordenador do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, pesquisador ligado ao Departamento de Ciência das Vida da Unijuí (DCVida), muitas questões pertinentes ao enfrentamento de uma pandemia já foram estudados em outros momentos, a partir de outras pandemias históricas, como a necessidade de isolamento social para conter as infecções. “O que tem de avanço, hoje, sem dúvida é a comunicação científica e a tecnologia capaz de avançar rapidamente no diagnóstico e tratamento. As ações que vemos no mundo inteiro sobre a busca por métodos de diagnósticos não só mais rápidos, mais sensíveis, mais específicos possíveis, que possam trabalhar dentro de uma margem de segurança aceitável, que possam atingir um grande número de pessoas com suspeitas de terem se infectado, as ações na busca de laboratórios em acharem métodos de diagnóstico mais acessíveis e rápidos e de serem factíveis de produção em larga escala, é sim ponto de investimento na pesquisa no mundo inteiro”, salienta.

Além disso, complementa o professor, se investiga muito possíveis novos tratamentos com base em medicamentos que já são usados para outras ocasiões. “Como a pesquisa trabalha com um conjunto de evidências que sejam suficientemente confiáveis e de uma condição onde se possa extrapolar para outras condições, os dados ainda de novos métodos de diagnósticos e também de tratamentos são considerados preliminares, embora um grande volume vem saindo diariamente. É a partir destas evidência, que estão sugerindo as estratégias de tratamento em pacientes mais críticos”, complementa.

Rizoma: o professor Thiago explicou estas questões no Rizoma desta semana. Confira na íntegra:

O professor também deixa algumas sugestões para acompanhamento da pandemia: “acompanhar os sites de órgãos oficiais, como o próprio Ministério da Saúde, os sites do Governo do Estado, da Organização Mundial da Saúde, que são de onde saem os dados oficiais, dados coletados e as informações sobre as estratégias que estão sendo adotadas nacionalmente, no estado e nas cidades”, observa.

Site para acompanhar e colaborar com informações científicas

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde colocou no ar um site para tratar do assunto: a página Ciência Explica Covid-19 (clique neste link e confira) foi criada para estimular a divulgação científica para a comunidade. Especificamente, a intenção é levar a informação científica que está sendo gerada sobre o coronavírus para a comunidade em geral, por meio de uma linguagem simples que seja capaz de "traduzir" os complexos estudos nas diferentes áreas do conhecimento em informação compreensível. Ainda, com este processo de comunicação, o site tem como objetivo esclarecer para a comunidade a necessidade e a processualidade da geração de conhecimento pela ciência, sobretudo na pandemia causada pelo coronavírus.

O site é uma iniciativa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), administrado pelo Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida). O trabalho é conduzido pelo grupo de editores da Revista Contexto & Saúde (RCS). Neste site serão divulgados textos, vídeos, áudios e comentários feitos por professores, alunos e egressos do PPGAIS, assim como de colaboradores (professores, pesquisadores e estudantes desta e de outras instituições e profissionais de saúde) interessados em colaborar com esta rede de informações.

Para participar, encaminhe seu material para ppgais@unijui.edu.br informando seu nome completo, instituição ou profissão e o link do artigo que está comentado para a comunidade. O material gerado será divulgado na página indicando o autor responsável pela matéria, assim como será informado a fonte científica (artigo) que está sendo comunicada para a comunidade.