Estudo estima que cerca de 53 mil pessoas tenham anticorpos para a covid-19 no Estado - Unijuí

O Governo do Estado e a Universidade Federal de Pelotas divulgaram, no início da tarde desta quarta-feira, dia 1º de julho, os resultados da quinta etapa da pesquisa que está mapeando o avanço da covid-19 no RS, estudo denominado EPICOVID-19. Com 4,5 mil testes realizados em nove cidades sentinelas no fim de semana passado, entre elas Ijuí, o estudo indica que aumentou a prevalência de pessoas com anticorpos para esta nova doença no Estado, mantendo a tendência das demais fases, sem um aumento brusco, de acordo com os pesquisadores responsáveis. Foram 21 testes positivos, três deles em Ijuí. Dessa forma, estima-se que 53.094 mil pessoas já desenvolveram anticorpos para a covid-19 no Rio Grande do Sul, ou seja, para caso notificado, existem dois não notificados. A recomendação do estudo às autoridades em saúde é ampliar a testagem de vírus com os testes PCR (que indica a presença aguda), realizar busca ativa e isolar os casos positivos.

Novamente Ijuí está entre as cidades que mais tem percentual de pessoas que relatam sair de casa todos os dias - 36% dos entrevistados - não estando na categoria de serviços essenciais. É a segunda cidade com maior índice, ficando atrás apenas de Caxias do Sul, onde  este índice é de pouco mais de 40%.

Cronograma das novas etapas

Etapa 6: 25-26 de julho

Etapa 7: 22-23 de agosto

Etapa 8: 26-27 de setembro

Caso a prevalência passe de 1%, o espaçamento entre uma rodada e outra diminui para três semanas. E caso a prevalência passe de 5%, este espaçamento diminui para duas semanas.

Mais sobre o estudo

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Secretaria da Saúde (SES) e do Comitê Científico, indicou a necessidade de estudo em relação à prevalência do coronavírus no RS para analisar a velocidade de expansão da infecção em uma amostra representativa da população gaúcha. Neste contexto, foi aprovada a proposta de pesquisadores de instituições educacionais gaúchas, sob liderança da UFPel, e participação de uma rede de 12 universidades federais e privadas, entre elas a Unijuí, que aplica a pesquisa em Ijuí. O estudo tem um custo estimado em R$ 1,5 milhão e tem o apoio da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital gaúcha, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

Confira os resultados das primeiras quatro fases no site do Governo Estadual, neste link.