Alunos da EFA fazem experimento com foguetes - Unijuí

Alunos da EFA fazem experimento com foguetes

A turma do primeiro ano do ensino médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, realizou mais uma etapa da atividade “De Olho no Foguete”, na manhã de terça-feira, 14, que consistiu no lançamento dos foguetes que foram construídos no Laboratório de Física da UNIJUI, com a orientação da professora de Física da EFA Janete Strieder, com o apoio do Professor da UNIJUI- Nelson Toniazzo e do técnico em laboratórios Pedro Schimidt.

A atividade faz parte do projeto “Cosmos: sustentabilidade e vida”. A etapa inicial aconteceu ainda no mês de abril quando os alunos, coordenados pelas professoras Janete Maria Strieder, de Física e Maria Bernardete Dessuy, de Matemática, iniciaram as pesquisas de origem e construção dos foguetes. Divididos em nove grupos, os alunos do 1º ano do Ensino médio, foram ao laboratório de Física da UNIJUI, com o projeto elaborado e com os materiais necessários para a construção dos foguetes. A construção dos foguetes considerou as variáveis de tamanho, peso, aerodinâmica, visual, estrutura e funcionamento.

O evento foi na pista de corrida do Campus UniversitárioI, utilizando uma lançadora à base de ar comprimido – que foi produzida pelo grupo da Física para Todos da UNIJUI e contou com uma comissão julgadora formada por um representante da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho de Pais da EFA, do Presidente do GECOM e de Aniara Machado, acadêmica do Curso de Física da UNIJUI. Os foguetes foram analisados pelos jurados nas seguintes categorias: foguete que permanecesse mais tempo no ar; foguete que atingisse maior altura; foguete que atingisse maior distância e foguete com originalidade.

O foguete ganhador da categoria A foi o “Hermes”, lançado pelo aluno Rodrigo Rick. Ganhador da categoria B, o foguete “Altair” foi lançado pela aluna Ana Carolina Porciuncula de Ávila. Na categoria C, o ganhador foi o “Stifler 17”, lançado por Jean Dalla Rosa e o foguete com o design mais original foi o “Newton 4”, lançado por Eduardo Toniazzo.
A atividade prática do lançamento dos foguetes fez com que os alunos se envolvessem mais na hora dos estudos e proporcionou a vivência do que haviam pesquisado em sala de aula, fazendo relações com o contexto vivido.