1º Seminário de Ergonomia Aplicada contará com a participação de professores da Unijuí na programação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

1º Seminário de Ergonomia Aplicada contará com a participação de professores da Unijuí na programação

Evento será realizado na cidade de Panambi.

Nos dias 19 e 20 de março, a cidade de Panambi irá sediar o 1º Seminário de Ergonomia Aplicada (Sergo). O evento surgiu da mobilização de um grupo de indústrias da região, que a partir de um projeto encaminhado ao Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) organizou uma capacitação em Ergonomia, realizada em 2018, buscando adequação às demandas que seriam geradas pelo E-social em 2019 e também às ISOs que complementam a NR-17, que diz respeito ao tema. “A partir da percepção de que cada empresa tem uma realidade diferente da outra e que as regulamentações seguem um padrão, surgiu a ideia de promover o seminário”, explica a professora do curso de Design da Unijuí, Fabiane Grossmann, uma das organizadoras do evento.

Na programação do evento, que é organizado pela Unijuí, Sesi e indústrias da região, estarão presentes professores da Universidade, como a Vice-Reitora de Graduação, Cristina Pozzobon, que participará da abertura do evento e será mediadora das palestras na manhã do dia 19 de março; a professora Caroline Raduns, coordenadora da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unijuí, será mediadora das palestras da tarde do dia 19/03; e a professora de Ergonomia na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Fabiane Grossmann, será mediadora nos turnos da manhã e da tarde do dia 20 de março. Além disso, estudantes de graduação dos cursos de Design, Engenharias, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Psicologia foram convidados e estão confirmando sua participação no evento como ouvintes. As inscrições devem ser feitas pela página https://www.facebook.com/1sergo.

De acordo com a professora Fabiane Grossmann, o evento é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e para a qualificação das empresas, organizações e instituições da região quanto à temática do E-Social e quanto ao lançamento de informações de riscos ergonômicos de seus trabalhadores, visto que ainda existem muitas dúvidas quanto ao que deverá ser informado. “Existe também um desejo dos profissionais que atuam na área da segurança do trabalhador e que fizeram a capacitação, de criar uma Rede de Ergonomia Aplicada na região, pois é uma área que demanda constante atualização, é multidisciplinar e carece de tecnologias aplicadas”, explica.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.