UNIJUÍ integra e sedia ato alusivo aos 20 anos do Corede Fronteira Noroeste - Unijuí

UNIJUÍ integra e sedia ato alusivo aos 20 anos do Corede Fronteira Noroeste

Evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, no auditório central da UNIJUÍ Campus Santa Rosa

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa sediou na manhã de hoje ato alusivo aos 20 anos do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira Noroeste. A solenidade teve a presença do Reitor da Universidade, Martinho Kelm, e do presidente do Conselho, Pedro Büttenbender, que atua como Pró-reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa.

O Reitor destacou o envolvimento da Universidade no desenvolvimento da região: “como universidade comunitária temos a obrigação de estarmos envolvido no processo de busca do desenvolvimento das regiões onde estamos inseridos”. A Universidade possui representações nos Coredes Fronteira Noroeste, Noroeste Colonial e Celeiro.

O presidente do Corede Fronteira Noroeste, Pedro Büttenbender, lembrou o dia 03 de agosto de 1991, quando no Colégio Dom Bosco de Santa Rosa, o então Governador do Estado, Alceu Collares, fundou o Corede Fronteira Noroeste. Neste mesmo ano foram criados 14 Conselhos no Estado, e hoje somam 28. Em 1994 foi criada uma lei estadual que registrou oficialmente a existência e atuação dos Coredes no Estado. O evento dos 20 anos do Corede Fronteira Noroeste integrou as programações dos 80 anos de emancipação político-administrativa de Santa Rosa, comemorados em 10 de agosto de 2011. A cerimônia teve apresentação musical do colaborador da UNIJUÍ Adroaldo Traczynski.

Após as atividades em comemoração aos 20 anos da entidade, foram repassadas as últimas orientações e distribuídos os materiais aos 20 Comudes e municípios, para a realização das votações da Participação Popular e Cidadã - Orçamento 2012. A votação da PPC ocorrerá no dia 10 de agosto, nos pontos de votação ou pelo site www.participa.rs.gov.br.

A cédula de votação da região contempla 20 prioridades, que somam um montante de R$ 9,3 milhões. Os maiores recursos são para três áreas: agricultura e fortalecimento das cadeias produtivas, educação e saúde. Das 20 prioridades da cédula, as mais votadas serão atendidas, até que o valor some R$ 4 milhões, montante disponibilizado pelo Governo para esta região.