Projeto Rompendo Barreiras busca facilitar a vida de pessoas em reabilitação ou com deficiência - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto Rompendo Barreiras busca facilitar a vida de pessoas em reabilitação ou com deficiência

                

Com o objetivo de buscar a inclusão de pessoas com deficiência ou que estejam em reabilitação física, a Unijuí desenvolve o Projeto Rompendo Barreiras. Professores e estudantes da Universidade desenvolvem tecnologias para serem usadas na recuperação de pacientes da Unidade de Reabilitação da Unijuí – UNIR e APAE, em Ijuí. 

No mês de agosto, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Dr. Fernando Jaime González, iniciou uma série de visitas aos Projetos de Extensão - Modalidade Ações Comunitárias. Segundo o professor, “o objetivo da visita é conhecer melhor os projetos e ter contato com os acadêmicos, para saber como eles estão envolvidos, entendendo a presença do projeto na comunidade e também como espaço para o enriquecimento das suas vidas acadêmicas”. 

Na oportunidade, foi visitado o Projeto “Rompendo Barreiras: Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o Atendimento, Tratamento e Inclusão de Pacientes em Reabilitação ou Deficiência”. A coordenação e a equipe apresentaram o projeto, bem como as atividades desenvolvidas, salientando que o objetivo é a aplicação prática das áreas de conhecimento do Design, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação e Fisioterapia, no desenvolvimento de tecnologias que contribuem para a qualificação do atendimento da UNIR e da APAE de Ijuí. 

Também foi feita uma visita à UNIR, onde a coordenação e a equipe do projeto apresentaram a Cabine Sensorial. Esse aparelho tem como objetivo auxiliar no tratamento de pacientes que precisam de reabilitação social, ou seja, trabalhar com estímulos visando os cinco sentidos a partir de protocolos com a temática das estações do ano (inverno e verão); as patologias podem variar de acordo com a necessidade, mas a princípio está sendo testado com pacientes que sofreram AVE (acidente vascular encefálico).

A utilização de objetos do dia a dia para pessoas com algum tipo de limitação ou deficiência, sejam elas mentais, auditivas, visuais ou motoras são chamadas de Tecnologias Assistivas – T.A. Os recursos de T.A. variam desde uma colher adaptada com uma empunhadura mais grossa até sofisticados softwares que proporcionam independência e autonomia aos portadores de deficiências. 

O projeto tem como objetivo sistematizar os conhecimentos necessários para que sejam desenvolvidos novos produtos voltados ao atendimento, tratamento e inclusão de pacientes com limitações, em processos de reabilitação ou idosos, por meio da interação com a comunidade local. Além disso, o projeto deve promover maior interação entre as áreas de conhecimento, na busca por soluções tecnológicas inovadoras, ao mesmo tempo em que se oportuniza à comunidade acadêmica o papel de protagonistas e agentes de transformação social ao promoverem melhoria da qualidade de vida do público atendido pelo projeto e comunidade em geral.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.