Energia Amiga: projeto leva conhecimento sobre energia e segurança no uso da eletricidade para escolas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Energia Amiga: projeto leva conhecimento sobre energia e segurança no uso da eletricidade para escolas

Conheça mais um Projeto da série de reportagens da Popularização da Ciência Unijuí.

                 

A eletricidade está presente basicamente em todas as atividades do dia a dia. Mesmo passando despercebida, existem riscos que precisam ser cuidados. O Projeto de Extensão Energia Amiga visa disseminar conhecimento sobre energia e segurança no uso da eletricidade aos alunos das escolas de Ijuí, aproximando, assim, os conceitos teóricos de eletricidade com a vivência diária e o uso da energia, bem como para demonstrar os riscos intrínsecos ao uso dela.

A professora Caroline Raduns, engenheira eletricista, especialista em avaliação de perícias, com mestrado em engenharia elétrica, é a coordenadora do projeto. “O objetivo é incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento dos conceitos sobre a energia elétrica, o consumo consciente e a segurança no uso de eletricidade, de forma a subsidiar as mudanças culturais”, observa.

O Projeto é desenvolvido por meio de parcerias entre a Unijuí, Ceriluz (patrocinadora), CREA, Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Demei, 36ª CRE, Smed Ijuí e Abracopel. Com estas entidades, foi realizado um planejamento e definição de metas para as atividades.

Dentre as ações desenvolvidas, o projeto já visitou 18 escolas das redes particular, estadual e municipal de Ijuí. Também já foi realizada uma atividade de recolhimento de pilhas com alunos dos terceiros anos do ensino médio e nonos anos do ensino fundamental. Por fim, foi feita uma apresentação do projeto para os professores e diretores de escolas. Os alunos receberam um livro com informações sobre segurança em instalações elétricas.

Além disso, vão participar de palestras sobre o tema. Em salas de aula, já foram estimulados a a se expressar sobre a temática por meio de desenhos e redações. O material confeccionado será avaliado por uma comissão organizadora, que vai escolher os melhores trabalhos. Estes trabalhos serão premiados na Expo Ijuí 2018. Os alunos vencedores passam para o Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.