Projetos de Extensão da Unijuí aproximam Universidade, alunos e comunidade - Unijuí

Projetos de Extensão da Unijuí aproximam Universidade, alunos e comunidade

Cerca de 100 professores, e um número similar de alunos, participa, atualmente, dos projetos de extensão da Unijuí. É por meio deles que a Universidade estabelece a relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa sejam capazes de promover o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.

Conforme explica o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, como instituição social, a Unijuí possui um conjunto de funções que se destaca. Para além do ensino, que forma profissionais na graduação e na pós-graduação; há a pesquisa, que produz novo conhecimento e o coloca à disposição da comunidade; e a extensão, que é uma atividade fundamental e caracterizada pelo intercâmbio de saberes com a sociedade em que a instituição está inserida. “A extensão se caracteriza não só por transferir conhecimento, mas também por absorver conhecimento pela sabedoria popular e pelas diferentes instituições com as quais interage”, destaca o professor.

A atividade de Extensão aponta não só problemas, mas potencialidades que podem ser aprofundadas na pesquisa e trabalhadas por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.

A Unijuí realiza a Extensão a partir de três grandes ações, conforme explica González. Por meio das atividades de ensino, os alunos se envolvem em ações de formação e interagem com os diferentes setores da sociedade. Através da prestação de serviços, compartilham-se conhecimentos e laboratórios especializados. E há, por fim, a extensão comunitária. “Há muito tempo, a Universidade sustenta um conjunto de projetos que desenvolvem suas atividades em diferentes programas”, reforça o professor, ao citar os Programas de Educação e Formação de Professores, Inovação, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e Saúde, constituídos dentro da Universidade.

O vice-reitor de Pós-graduação lembra que as atividades de extensão não beneficiam apenas a comunidade, mas também os estudantes envolvidos. “Fazer parte de um grupo de extensão, de um projeto que atenda à comunidade e que permita o exercício profissional, tem um peso e um impacto na formação do estudante que não pode ser substituído por outra atividade. Por isso o compromisso da Instituição em manter projetos de extensão cada vez mais articulados aos diferentes setores da sociedade”, completou.

A Unijuí incentiva os projetos de extensão por meio da concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, além de outras iniciativas.

Clique e saiba mais sobre os projetos de Extensão da Unijuí.