Projeto “Meninas que Engenham o Futuro” evidencia contribuições da extensão para a comunidade regional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com o papel de integrar as instituições e estabelecer relações com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa possam incentivar o desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas, a extensão universitária promovida pela Unijuí tem rendido bons frutos em diversos locais da sociedade. 

Projetos como o “Meninas que Engenham o Futuro”, desenvolvido há alguns anos pela Universidade e conduzido por professores dos cursos da área de Engenharia, desempenham um papel importante com a realização de atividades e projetos com estudantes da rede básica de ensino. A partir dele, por exemplo, equipamentos e melhorias feitas têm contribuído para a comunidade com o passar dos anos. 

O projeto em questão buscou levar temas voltados à sustentabilidade na área de energia elétrica e abastecimento de água a cinco escolas, sendo três de Ijuí e outras duas de Santa Rosa, onde foram desenvolvidas atividades que renderam projetos voltados à eficiência energética e ao reuso da água. A partir do projeto de extensão, foram instaladas cisternas nas instituições de ensino que são utilizadas para o armazenamento da água da chuva e reutilização sustentável.  

Instalada em 2019, a cisterna situada na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, em Ijuí, tem sido utilizada nos últimos meses pelos estudantes no projeto “Plantando na Escola”, o qual é coordenado pelas professoras Janaina Hickenbick  e Silvane Dill, e consiste na otimização dos espaços da escola com a criação e manutenção de uma mini horta pelos próprios alunos. O objetivo é estimular e incentivar a reflexão sobre a responsabilidade social e ambiental no contexto escolar com a proposição de soluções que visem a sustentabilidade e o consumo consciente. 

“É muito legal ver que as nossas ações desenvolvidas lá atrás vinculadas ao projeto de extensão têm sido utilizadas com uma finalidade tão importante”, destaca uma das responsáveis pelo “Meninas que Engenham o Futuro” à época, a professora Taciana Paula Enderle. 

Já a professora Caroline Radüns, que também era uma das responsáveis, ressalta a importância da realização dos projetos de extensão junto à comunidade. “É muito gratificante essa ação, pois mostra que os projetos de extensão da Unijuí não são iniciativas isoladas no tempo e ultrapassam a fronteira de execução inicial, promovendo mudanças duradouras e deixando um legado acadêmico para a sociedade.”

Segundo a docente, o legado vai além e evidencia a qualificação de profissionais, a produção de conhecimento, melhoria de serviços e serve de inspiração para novas iniciativas. “É um ciclo contínuo de aprendizagem que gera impactos, o que torna os projetos de extensão muito relevantes, que se perpetuam em benefícios para as gerações futuras”, completa. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.