
A extensão universitária promovida pela Unijuí, além de render melhorias para a sociedade, conta, também, com o papel de estabelecer relações com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa possam incentivar o desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas. Com esta proposta, desde 2019, é desenvolvido o projeto Observatório de Direitos Humanos, o qual é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unijuí.
A proposta do projeto de extensão é identificar situações que denunciam as agressões aos direitos humanos, através de um banco de dados, informações e análises que ofereçam suporte para as atividades acadêmicas, do ensino, da pesquisa e da extensão. O Observatório é, ainda, um espaço de visibilidade para os direitos humanos e difusão para sua importância.
A partir do Observatório é possível desenvolver estudos e análises que qualifiquem as políticas públicas em toda a região. Ele também se constitui em um espaço de voz para os movimentos sociais e as organizações de luta por direitos humanos, onde é promovida a aproximação e diálogo com os diferentes setores e grupos que tem como enfoque a promoção, a proteção e a educação para os direitos humanos e a cidadania.
Atualmente, o Observatório de Direitos Humanos se apresenta como um projeto guarda-chuva, que tem desenvolvido importantes inserções na comunidade local, regional e nacional por meio de diversos projetos. Um deles é o “Determinantes multidimensionais da pobreza e da fome no Brasil e na Argentina: estudo comparado sobre o alcance dos programas de desenvolvimento e assistência social na superação das situações de vulnerabilidades”, vinculado à Fapergs e desenvolvido sob coordenação da professora Anna Paula Bagetti Zeifert, que também coordena o projeto de extensão.
O Observatório também está inserido no projeto “Populações vulneráveis, comunidades tradicionais e o impacto das mudanças climáticas na região Noroeste do Rio Grande do Sul”, vinculado à Fapergs, no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Voltado a Desastres Climáticos.
“A compreensão da dinâmica de reivindicação e afirmação dos Direitos Humanos, bem como sua consolidação, voltada para a construção de alternativas de justiça social, respeito às diferenças com relações sociais e ambientais mais humanas e sustentáveis, evidencia que o Observatório de Direitos Humanos pressupõe a construção de novos olhares e de novos conceitos para a compreensão dos direitos humanos no mundo atual”, destaca a coordenadora do projeto de extensão, Anna Paula Bagetti Zeifert.
Segundo ela, é fundamental a ação da academia, no ensino, pesquisa e extensão, ambas como dimensões emancipatórias dos direitos humanos, sobre a democratização dos espaços públicos, sobre o fortalecimento dos movimentos sociais e o reconhecimento das minorias, sobre o sistema de justiça e seus instrumentos.
Além de estar inseridos em projetos, o Observatório de Direitos Humanos colaborou e participou de atividades e projetos como o “Agenda 2030: Experiências da Colaboração Interinstitucional de Pesquisas e Observatórios para Subsidiar Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável”, proposto na chamada pública FAPESC Nº 15/2021 do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de apoio aos grupos de pesquisa da Associação Catarinense de Fundações Educacionais; do “I Seminário Internacional da Rede de Observatórios Latino-Americanos pela Efetivação da Agenda 2030”, o qual foi transmitido pelo Youtube do PPGD da Unijuí, sendo destinado a estudantes da graduação e pós-graduação das universidades envolvidas.

