UNIJUÍ apoia qualificação da educação regional - Unijuí

UNIJUÍ apoia qualificação da educação regional

Universidade participou de audiência pública para instalação de IFET na região
A criação de um novo espaço para a educação no município de Ijuí foi o tema da audiência pública, realizada na manhã de ontem, dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí. As principais entidades do município reuniram-se para discutir a constituição do IFET – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

A instalação de um Centro de Ensino Federal Técnico no município já vem sendo discutida em várias instâncias, como proposta da administração municipal. O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, participou da audiência pública e declarou que a Universidade apoia a iniciativa, pois converge com a missão de sua mantenedora - a FIDENE, que é contribuir para o desenvolvimento da região. O Reitor, porém destaca que o município já tem uma rede de ensino consolidada que contribui na formação de profissionais qualificados, que destacam-se no estado e no país. “Nós não podemos fragilizar as instituições já constituídas. Tão importante quanto ofertar, é qualificar as propostas já existentes”.

A UNIJUÍ entende a educação como uma instância mais abrangente que as instituições de ensino, visto que a educação possui uma complexidade onde o ensino é um de seus elementos constituintes. “Como exemplo, temos as várias iniciativas associativistas na região, como a Cotrijuí, hospitais e a própria FIDENE, que envolvem iniciativas além do ensino convencional, mas que sem dúvida compõe o processo educativo dos sujeitos deste município”.

O reitor complementa que a FIDENE apoia a constituição do Instituto desde que adjetivado, ou seja, não como uma instituição a mais, e sim com base na análise do complexo de ensino do município e a identificação de qual a contribuição que esta unidade dará a atual estrutura. “Devemos observar qual a lacuna de ensino existente. O ensino técnico já presente no município, tal como a Escola 25 de Julho e IMEAB, precisam de qualificação e carecem de investimentos. Não devemos simplesmente sobrepor novos projetos as alternativas existentes. Deve-se definir qual será seu foco”, finalizou.