UNIJUÍ irá qualificar profissionais da área metal mecânica para atuar em Três Passos - Unijuí

Universidade está firmando parceria com a Prefeitura de Três Passos para qualificar mão de obra a empresas que estão se instalando no município
Na tarde de quarta-feira, 08 de junho, esteve em visita às empresas Bartzen e Cia LTDA e Bartzen e Martini Indústria de Equipamentos para Britagem e Pavimento Asfáltico, com sede nos municípios de Humaitá e Boa Vista do Buricá, respectivamente, uma comitiva composta pelo Prefeito em exercício do município de Três Passos, Tarcísio Kuhn, o Secretário Municipal de Educação, Dalmiro Volnei Silva, o Secretário de Indústria e Comércio, Altamiro Araújo, além dos professores Gil Eduardo Guimarães e Claudio Fernando Rios, do Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ, o representante da Pró-Reitoria do Campus Três Passos, Jorge Thiesen e o Gerente da Unidade de Educação Continuada da UNIJUÍ, Giancarlo Bottega.

O objetivo da visita foi conhecer o espaço fabril destas empresas e o produto final elaborado por elas. Esta atividade é fruto de uma parceria que está sendo construída entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Três Passos, para a qual a UNIJUÍ foi desafiada a desenvolver um projeto de qualificação de mão de obra na área de metal mecânica, que será direcionado a alunos de Três Passos. O projeto terá como foco a capacitação de pessoal para executar atividades profissionais junto às empresas visitadas, quando da transferência do parque fabril destas para o município de Três Passos.

Esta demanda surgiu a partir de contato mantido pelo Prefeito em exercício de Três Passos com o representante da Pró-Reitoria do Campus da UNIJUÍ. A idéia é fornecer às empresas que estão se instalando no município, além de infraestrutura, mão de obra qualificada e diferenciada.

Este projeto está sendo coordenado pelo professor do Departamento de Tecnologia da UNIJUÍ, Gil Eduardo Guimarães, e a ideia é que o mesmo esteja em funcionamento já no mês de julho. Segundo o professor Gil, “as exigências atuais de mercado são múltiplas e complexas. É preciso ser mais flexível, crítico, criativo, e possuir atributos que não se buscavam no passado. Algumas dessas novas exigências do mercado de trabalho do século XXI relacionam-se à importância de um profissional dinâmico e autônomo, capaz de olhar para determinada situação sob vários ângulos com objetivo de chegar a soluções adequadas”.

O professor destaca ainda que o novo profissional deve apresentar uma capacidade de processar informações capazes de lhe conferir uma vantagem competitiva em relação aos demais profissionais. “Educadores, empresários e poder público discutiram esse impacto e o papel da universidade na constituição de relações sociais mais justas e também como poderemos – a partir da inclusão tecnológica – evitar a exclusão social. Como conciliar a necessidade de uma formação sólida com a pressa em encontrar um lugar no mercado de trabalho? E como fazer de tudo isso uma alavanca para o desenvolvimento regional?”, questiona o professor.

Para finalizar, Gil Guimarães salienta que, assim como a sociedade muda de forma descontínua e imprevisível, muda também o mundo do trabalho e, consequentemente, o modo de se preparar para ele. “Hoje, o profissional tem que mostrar competências e para estar em conformidade com o novo mercado, tem que mudar também algumas atitudes. E para isso é necessário que se ofereçam cursos de capacitação contínua dessa mão de obra, a fim de prover o mercado desse tipo de profissional”.