Estado renova projeto internacional para fortalecimento de cadeias produtivas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estado renova projeto internacional para fortalecimento de cadeias produtivas

Evento contou com a presença de especialistas Cocap e do Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, governador e representantes da região do Vêneto e da URB-AL


Discutir a cadeia produtiva do leite, suas potencialidades e diferentes formas de ação e renovar por mais um ano a parceria entre a região do Vêneto e o Rio Grande do Sul, por meio da Cocap (Coesão Social através do Fortalecimento das Cadeias Produtivas de Países do Mercosul) foram os principais objetivos do encontro realizado no Palácio Piratini. O encontro aconteceu na quinta-feira, 8, e culminou com um jantar no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com a presença do Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm.

No encontro foram firmadas parcerias com a Emater e a UNIJUÍ, visando fortalecer o Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite), entidade que já conta com mais de 20 cooperativas associadas.

Conforme o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, Tarson Nuñez, a articulação entre poder público, universidades e empresas locais possibilitará a instalação de estruturas locais denominadas como usinas de ideias. "Nestas usinas de ideias, os agentes parceiros pensarão projetos de desenvolvimento local, baseados nas cadeias produtivas de cada região".

O evento da Cocap com o governo do Estado iniciou com uma retomada o significado e finalidades da Cocap, seu organização na rede URB-AL e suas potencialidades de ação que pretende promover a coesão social na cadeio do leite na região RF7 dos COREDES. O debate girou em torno das diferentes etapas do processo, desde a produção dentro da propriedade, levando em consideração as diferentes propriedades, sejam elas mais mecanizadas ou de familiares, em fase de estruturação, percorrendo questões de responsabilidades sanitárias do processo, pelo manejo, pela genética, pela gestão da atividade em si, bem como as dimensões que incluem a orientação levada ao produtor, seja pela extensão ou pelas políticas de financiamentos.

O professor Daniel Cenci, especialista Copap, destaca que outros aspectos precisar ser definido e foram debatidos no encontro. “É necessário se ter clareza em outras implicações em nível de produção, no tocante ao transporte, a industrialização familiar, associativa, cooperativa ou de empresas individuais, desde as micro até as de alcance internacional, o papel e as preocupações da indústria no fortalecimento da cadeia, bem como, ampliando para o comércio, e os interesses do consumidor, questões ambientais implicadas, entre outras”, destaca Cenci.

Cenci afirma que o debate buscou esclarecer como a Cocap pode contribuir com a região, em suas diferentes propostas, como uma pesquisa ampla de reconhecimento da cadeia do leite, pelos diferentes atores, a realização de mobilizações em torno dos diferentes interesses e a estruturação de projetos nos eixos que a região definir como prioritários.

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.