Programa de Extensão Produtiva e Inovação é alternativa para auxiliar empresários da região - Unijuí

Projeto foi oficialmente lançado em Panambi e deverá atender gratuitamente empresas de toda a região

Os empresários da região poderão contar com um novo aliado para fomentar seus empreendimentos com a implantação do projeto de Extensão Produtiva e Inovação, promovido pelo Governo do Estado, e que tem a Associação Instituto de Políticas e Desenvolvimento/UNIJUÍ como parceiros na região. Nesta quarta-feira, 14 de março, no Auditório da UNIJUÍ, Campus Panambi, foi oficialmente lançado o projeto, com a apresentação do Sistema de Desenvolvimento do RS e do Programa de Extensão Produtiva e Inovação (PEPI); apresentação do Núcleo de Técnicos Extensionistas que atuará junto aos empresários; a instalação do Fórum Participativo e definição das prioridades regionais.

O objetivo principal da iniciativa, totalmente gratuita, é ofertar às empresas vistas in loco para a realização de um diagnóstico e busca de soluções para diferentes problemas enfrentados nos diversos setores industriais, sejam problemas de gestão, produtos ou processos, de cunho técnico, gerencial ou tecnológico, voltado basicamente para indústrias de pequeno e médio porte. O trabalho dos extensionistas será também na busca de profissionais capacitados para colaborar na solução para as dificuldades específicas de cada empresa.

No evento a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Evelise Berlezi, destacou a iniciativa e reafirmou o compromisso da UNIJUÍ com o desenvolvimento da região. “Uma das grandes missões da universidade é participar do desenvolvimento regional e, com certeza, os avanços tecnológicos e a inovação colaboram para o desenvolvimento, por isso somos parceiros neste projeto”, destaca.

Para o diretor adjunto da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Sérgio Kapron, o projeto deseja fomentar a cultura de planejamento e inovação empresarial e a busca e oferta de serviços produtivos. “Nosso desafio é avançar em tecnologia e produtividade. Para isso, o projeto pretende estimular que as empresas acessem e se relacionem com as ofertas de crédito, assessoria e serviços tecnológicos já disponíveis, tanto em órgãos públicos como privados”, justificou.

Kapron lembrou que serão instalados 20 núcleos, sendo o de Panambi o primeiro, com investimento de R$ 540 mil até o final do ano, chegando a R$ 40 milhões no decorrer dos próximos anos.

O professor Dilson Trennepohl, do curso de Economia da UNIJUÍ, e coordenador do projeto Arranjo Produtivo local, intimamente ligado as ações do PEPI, fez uma explanação sobre reflexões necessárias para se definir prioridades e um apanhado de situações do Rio Grande do Sul. “É preciso problematizar, se perguntar no que é interessante investir e em que sentido as políticas públicas deveriam convergir”.

Logo após se iniciou um debate sobre as prioridades de atendimento, sendo ouvidos os empresários que estavam no local, que cobraram uma postura efetiva dos extensionista no sentido de uma ação efetiva junto às empresas. Setores como a metal-mecânica e a dificuldade de se ter matéria prima na região dificultando a logística; a indústria moveleira, a indústria termoplástica, entre outras, ainda a serem definidas em debates futuros, serão as prioridades na região.

Fotos: Sérgio Kapron apresentando o núcleo; Evelise Berlezi na abertura do evento; Dilson Trennepohl apresentando estatísticas e desafios dos diversos setores no Estado e equipe de extensionistas que irá atuar no projeto.