Mestrandos da UNIJUÍ participam de intercâmbio no Chile - Unijuí

Mestrandos da UNIJUÍ participam de intercâmbio no Chile

O convênio firmado entre a UNIJUÍ e a Universidad Academia de Humanismo Cristiano do Chile possibilitou o intercâmbio dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Sandro Maximo Campos da Silva e Edela Lutz.

O objetivo do intercâmbio foi realizar um estágio de trabalho de campo, um componente curricular integrante do Curso de Geografia. O trabalho de campo envolveu três temáticas de pesquisa: paisagens de fragilidade ambiental, territórios de aptidão turística e territórios de expansão urbana. Integraram o grupo de trabalho doze acadêmicos e três professores da universidade chilena.

As etapas anteriores, de identificação de problemáticas geográficas específicas e montagem logística de um trabalho de campo foram desenvolvidas entre alunos e professores na própria universidade.

Sandro é mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências (bolsista: FABERS/CAPES), e sua linha de pesquisa é Currículo e Formação de Professores. Sua orientadora é professora Dra. Helena Copetti Callai. Edela é mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Unijui, e a linha de pesquisa Educação popular em movimentos e organizações sociais. Sua orientadora professora Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach.

Enquanto Sandro participava da pesquisa sobre “Territorios de Aptitud Turística”, na região da Ensenada, no Circuito do Lago Llanquihue, Edela participava da atividade de campo desenvolvida também na Ensenada, na pesquisa sobre “Paisajes de Fragilidad Ambiental”.

“É uma realidade única, onde tive oportunidade de conhecer um país próximo, onde talvez nos fica muita coisa desconhecida. Quando fazemos a experiência do intercâmbio nos enriquecemos muito, tanto no contexto cultural e econômico, como em e outro convivências”, afirma Sandro.

Todas as cidades próximas aoo lago Llanquihue tinham grande atrativo turístico, exceto Puerto Montt, mais distante, que tinha um parque industrial em desenvolvimento.

Durante dois dias os mestrandos realizaram o acompanhamento e o desenvolvimento das atividades de campo junto aos acadêmicos e por mais dois dias fizeram o acompanhamento do trabalho dos professores junto aos alunos.

Edela afirma que “além da aprendizagem proporcionada pelo trabalho de campo, o intercâmbio possibilitou uma imersão na cultura chilena, através da interação com os professores, com os jovens acadêmicos e pelo contato com outros chilenos, em todas as visitas realizadas, sempre contando com a atenção e costumeira gentileza do povo chileno”.