Lançado o Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Lançado o Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí

O lançamento oficial do Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí aconteceu na tarde desta sexta-feira, 19, no Palco das Etnias, durante a programação da ExpoIjuí/Fenadi 2012.

O Comitê tem como objetivo mobilizar a comunidade, os setores representativos e as forças políticas do município para a instalação do curso de Medicina na UNIJUÍ. Fazem parte do comitê representantes de diferentes entidades, como Prefeitura, Câmara de Vereadores, UNIJUÍ, HCI, ACI, OAB, Sindicatos, presidentes de bairros, empresários, médicos, deputado Gérson Burmann, representantes dos Rotarys Clubs da cidade, Lions, Lojas Maçônicas, secretários municipais, entre outros.

O prefeito Fioravante Ballin ressaltou a necessidade de união para a construção de um futuro. “Com a abertura da possibilidade da abertura de cursos de medicina no país, temos em Ijuí vários requisitos que nos credenciam a buscar este curso, com impacto positivo na economia de toda a região”, afirma o prefeito.

Para o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, “a comunidade ijuiense já conseguiu constituir esta universidade e vamos conseguir trazer mais um curso, que não é só mais um curso, mas sim um grande avanço para todos os 55 municípios da área de ação da UNIJUÍ”. Kelm também ressaltou que o projeto técnico está sendo feito por uma missão constituída por cinco médicos e cinco representantes da área acadêmica e que deve ser protocolado junto a MEC até o mês de dezembro.

“Já tivemos várias reuniões com o HCI e a Prefeitura contando com o apoio integral destes segmentos, mas precisamos somar, agregar mais elementos nesta busca. Temos de positivo a posição firme do governo federal para a abertura de novos cursos de medicina, há uma decisão política de aumentar o número de vagas; temos as condições estruturais para abrigar o  curso de medicina e temos a concordância da diretoria do HCI, mas não conseguiremos implantar o curso somente com estas prerrogativas, precisamos de um movimento de toda a comunidade, se comprometendo em fazer todo o possível para apoiar. Precisamos de um movimento orgânico e político de todos”, conclamou o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm.

Kelm lembrou ainda que a vinda de um curso de medicina para o município tem um significado intrínseco que vai além de formar mão de obra qualificada para o mercado, significa desenvolvimento.

O deputado Gérson Burmann afirmou que irá buscar apoio político, inclusive que manteve contato com o governador do Estado e que ele já manifestou total apoio a iniciativa.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.