Salão do Conhecimento encerra com mostra dos projetos de extensão - Unijuí

Salão do Conhecimento encerra com mostra dos projetos de extensão

O Salão do Conhecimento 2012 foi encerrado na sexta-feira, 26, com a mostra dos projetos de extensão realizados na UNIJUÍ.

Vários projetos foram apresentados como: orientações sobre o uso de medicamentos; culinária para mães e bebês; feira de economia solidária; programa de rádio Roda Gigante; Cine Cidadania; apresentações e debates sobre sustentabilidade nas organizações sociais; reabilitação física; saúde da família; matemática; capacitação de microempreendedores; histórias e práticas fotográficas; relatos de experiências de egressas do curso de pedagogia; e exposição Conhecer para Preservar.

O 2º Seminário de Inovação também foi realizado dentro da programação do Salão do Conhecimento, e executado pelo Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex) e pela Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) e faz parte da programação do Salão do Conhecimento 2012. O Seminário de teve início com o Café Tecnológico. A palestra “Exportar é Inovar – perspectivas dos mercados Latino-Americano e Africano”, ministrada por Camila Flores Orth, assessora de economia na Unidade de Inteligência comercial e competitiva da Apex – Brasil. Na parte da tarde, aconteceu o minicurso “Sistema de Busca de Patentes, Marcas e Desenho Industrial”, com o professor da SEDETEC/UFRGS, Adalberto Cheiran.

Na noite de quinta, 25, foi realizada palestra com o diretor do Instituto Gênesis, da PUC do Rio de Janeiro, José Alberto Sampaio Aranha, que abordou o tema “Ambientes de Inovação com ênfase em Cidades Criativas”. Segundo Aranha, o bom empreendedor deve ter vontade e energia para ultrapassar barreiras, e também deve procurar montar um grupo empreendedor, buscando parcerias que se complementem.

O palestrante também destacou que a escola e a universidade desenvolvem muito esta habilidade, mas investem pouco no relacionamento, ou seja, em capital social. Segundo Aranha, é no processo de educação das crianças que têm início as relações humanas e a formação de grupos, fundamentais para a sociedade. A partir das relações que estabelecem, são criados os ambientes propícios à inovação.

Sobre o tema “Ambientes de Inovação com ênfase em Cidades Criativas”, Aranha destacou que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou edital oportunizando que instituições científicas e tecnológicas encaminhem projetos na área de indústria criativa. “Esta é uma experiência inédita em termos de Brasil”, observou o palestrante.