ESGN já projeta 69 ofertas de qualificação para o próximo ano - Unijuí

ESGN já projeta 69 ofertas de qualificação para o próximo ano

UNIJUÍ firma o primeiro convênio para articular ações de qualificação profissional a partir da Escola Superior de Gestão e Negócios

A UNIJUÍ lançou oficialmente na noite de sexta-feira, 30, a Escola Superior de Gestão e Negócios, que deverá ser a articuladora das ofertas relacionadas à formação e à qualificação profissional nestas duas áreas. Já para 2013, estão previstos 14 cursos de Pós-Graduação e MBAs nas modalidades presencial e a distância, e 55 cursos de curta duração, nas diversas áreas dos setores privado, público e não governamental.

Para implementar as ações, a UNIJUÍ deverá firmar convênios com outras instituições voltadas à qualificação e ao ensino. A primeira parceria foi firmada já na sexta-feira, na presença de diretores da ESIC - Business & Marketing School, Escola de Negócios da Espanha, com unidade no Brasil localizada em Curitiba, Paraná. Participaram do evento de lançamento os diretores Carmelo Sanchez, da área de Relações Internacionais da ESIC na Espanha; Ari Erthal, diretor geral no Brasil; e Alexandre Weiler, diretor acadêmico da ESIC/Brasil.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, destacou que a UNIJUÍ, sempre atenta às demandas e tendências do mercado, aposta neste novo conceito que a ESGN traz, de promover a excelência para quem é referência no mercado, como o próprio slogan da ESGN diz.  Neste sentido, a Universidade tem buscado um conjunto de parceiros que possam contribuir com esse processo, a exemplo da ESIC, com quem foi firmado convênio na sexta-feira.

Martinho Kelm destacou quatro aspectos que caracterizam a atuação da Escola Superior: a percepção do compromisso com o desenvolvimento de lideranças, a tecnologia da gestão, as parcerias estratégicas e a forma com que a ESGN irá trabalhar. O Reitor destacou, como diferenciais, o papel da organização, que servirá de laboratório; o professor, que atuará como consultor organizacional; o aluno como projeto de futuro, destacando, ainda, o planejamento da carreira, para a qual a qualificação gera um impacto muito positivo.

O diretor acadêmico da ESIC/Brasil, Alexandre Weiler, falou sobre os cenários empresariais e o mercado de trabalho, acrescentando que parcerias como esta, entre a Escola de Negócios e a Universidade, são positivas para ambos os lados. “O mundo corporativo e a academia de complementam continuamente”.

Também se manifestou no ato de lançamento o chefe do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Gustavo Drews, que fez uma apresentação dos produtos que a ESGN irá disponibilizar, desde cursos de pós-graduação (especialização), de aperfeiçoamento, de atualização e de capacitação continuada, de extensão, bem como programas de formação continuada em empresas, com a possibilidade de serem ofertados cursos in company e universidades corporativas. Gustavo Drews chamou ao palco o Presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais (CORE/RS), Uriel Canarim, que recebeu uma cópia do projeto do curso de Gestão Estratégica de Vendas e Representações Comerciais, a ser ofertado na modalidade a distância, cujas inscrições estão abertas. Este é o primeiro produto oferecido pela ESGN.

Gestão, comunicação e marketing

O evento do dia 30 também contou com a presença do publicitário Eloi Zanetti, que proferiu palestra sobre “Tendências mundiais em gestão, comunicação e marketing”. Zanetti é consultor de comunicação e marketing, com passagens pelo Banco Bamerindus (1979 a 1989) e O Boticário (1989 a 2000), dando à empresa o status de pioneira no marketing de relacionamento no Brasil.

Zanetti destacou que o marketing deve estar sempre buscando tudo que há de novo e que o profissional da área deve estar atento às movimentações do mercado, se adaptando a elas no momento em que estão acontecendo e pensando lá na frente, sempre. O publicitário também falou da sua atuação com a empresa O Boticário, ressaltando que esta foi uma das primeiras empresas a perceber, na década de 90, que vender havia se tornado uma tarefa mais difícil e que era preciso um esforço para reter o cliente na sua carteira comercial o maior tempo possível. O trabalho começou diretamente com as vendedoras, gerentes e donas de loja, para depois chegar ao público externo. “O marketing de relacionamento é a pura comunicação, é uma espécie de amálgama, aquilo que gruda as coisas. Uma empresa só vai fazer relacionamento lá fora se fizer o bom relacionamento dentro”.

Também destacou a sua passagem pelo Bamerindus, hoje HSBC, marca que até hoje, passados 12 anos, ainda é lembrada em pesquisas de mercado. ”A marca ficou. Isso se faz contando histórias. O marqueteiro tem que ser um hábil criador e contador de histórias, e a partir disso ele posiciona a marca no mercado”.