Alemães querem conhecer o ensino comunitário - Unijuí

Alemães querem conhecer o ensino comunitário

Comung assina convênio com universidades da Alemanha que prospectam intercâmbio profissional entre estudantes

Na quarta-feira, dia 4 de dezembro, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) assinou em Lajeado, na Univates, protocolo de intenções entre as 15 instituições de ensino superior comunitárias do Comung e 7 instituições do Consórcio de Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha (UAS7), localizadas nas cidades de Berlim, Bremen, Colônia, Hamburgo, Munique, Münster e Osnabrück. O objetivo é trabalhar projetos em parceria e cooperação nas áreas de mobilidade acadêmica de alunos e docentes, pesquisas conjuntas e estágios. A UNIJUÍ participou do evento, sendo representada pelo Reitor Martinho Kelm, pela gerente da Agência de Inovação Tecnológica, Sandra Albarello, e pelo assessor de Assuntos Internacionais, Ulrich Dressel.

Para Renato de Oliveira, assessor do Comung e coordenador dos trabalhos, o convênio assinado é de absoluta importância. “Uma das principais discussões do Comung é o desenvolvimento tecnológico em nossas comunidades. Essas instituições formam um consórcio maduro neste sentido que pode nos ajudar a avançar em soluções conjuntas”, enfatiza Oliveira.

Na apresentação para o UAS7, o presidente do Comung e reitor da Univates, Ney José Lazzari, enfatizou que os desafios das comunitárias são ampliar as vagas oferecidas, o que necessita de novas formas de financiamentos e bolsas de estudo; ampliar a atuação das universidades em pesquisa; consolidar os parques tecnológicos, aproximando o relacionamento entre universidade, poder público e indústrias e promover a internacionalização das Ices. A busca por qualificação docente na área das ciências aplicadas é um grande atrativo para o convênio com a Alemanha. “O Brasil tem déficit de docentes na área das engenharias. Buscamos sempre qualificar nossos professores e trazer um olhar de fora na área das ciências aplicadas”, comenta. Para Lazzari, a possibilidade de discutir metodologias de ensino com as instituições europeias pode qualificar o nosso ensino.

Os sete reitores das instituições alemãs demonstraram grande interesse pela inserção comunitária das Ices. “Queremos conhecer as instituições do Comung. Temos grande interesse pela inserção comunitária que vocês têm e como vocês realizam essa transferência de tecnologia e conhecimento”, argumentou em sua explanação o presidente do UAS7, professor Dr. Bernd Reissert. Outro ponto que determina o interesse dos alemães no Comung é a possibilidade de intercâmbio profissional. “A troca cultural e acadêmica é importante mas temos um forte desejo de oferecer aos nossos alunos, além disso, a possibilidade de realizarem estágios em empresas e indústrias. Queremos aprender de que forma vocês no Brasil fomentam parcerias entre universidade e indústria”, enfatiza Reissert.

Um grupo de trabalho irá estudar na próxima semana possibilidades de interação entre as universidades do RS e da Alemanha para iniciar o processo de transferência de tecnologia e materializar o convênio assinado, com o intercâmbio de alunos, professores e ideias.

Saiba mais sobre os consórcios

O Consórcio UAS7 possui destaque para a área de Ciências Aplicadas, atuando em sete cidades alemãs e contabilizando mais de 92 mil estudantes. O consórcio europeu tem 1,2 mil instituições parceiras no mundo e suas pesquisas são voltadas para as áreas de Engenharia Automotiva, Engenharia Aeronáutica, Energia Renovável, entre outras. No Brasil, 35 instituições possuem parceria com UAS7, que conta com um escritório em São Paulo. Fundadas na década de 70, essas instituições uniram-se como aliança estratégica na área de ciências aplicadas para buscarem a excelência em ensino e pesquisa. “Aliança para a excelência” é o slogan do Consórcio Alemão.

As Universidades que formam o Comung representam uma verdadeira rede de Educação, Ciência e Tecnologia que abrange quase todos os municípios do interior do Estado. No seu conjunto, as instituições do Comung congregam mais de 40 câmpus universitários, abrangem mais de 380 municípios em suas áreas de influência e possuem em torno de 200 mil alunos de graduação e pós-graduação, constituindo-se, portanto, no maior sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul. Integram o Comung a Feevale, IPA, Pucrs, UCPel, UCS, UPF, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, Urcamp e URI.

Informações e fotos: Elise Bozzetto / Assessoria de imprensa do Comung