Poder púbico de Ijuí entrega oficialmente as novas instalações da Incubadora de Empresas da UNIJUÍ - Unijuí

Ato foi realizado na tarde desta sexta-feira, na nova sede da Criatec.

Na tarde desta sexta-feira, foi realizado o ato oficial de cedência para uso gratuito do prédio onde funciona a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da UNIJUÍ, pela prefeitura de Ijuí. O ato foi motivado por questões de trâmites legais, uma vez que o prédio era de propriedade do Município.

O prédio que passa oficialmente para a gestão da Universidade está localizado à direita do Campus Ijuí, com uma área de 537,50 m², 14 salas de 13,70 m² para uso individual das empresas incubadas; 04 salas de 31,70 m² distribuídas em salas de reuniões com videoconferência; sala de capacitação, salas para administração da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - CRIATEC e da Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social – ITECSOL; Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento; hall de entrada, banheiros e cozinha.

Durante o ato, o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, ressaltou que a estrutura da Criatec é qualificada e competitiva para contribuir com o desenvolvimento regional. “Agradeço àqueles que tiveram capacidade de vislumbrar a importância deste projeto. Precisamos de mais ações integradas entre o Poder Público, o meio empresarial e as Instituições de Ensino”, frisou Martinho.

Os recursos recebidos, tanto para o prédio, quanto para a infraestrutura tecnológica, permitiram ampliar e qualificar os benefícios a um número crescente de empreendedores, que contam com uma estrutura de salas, equipamentos, laboratórios, apoio em consultorias e capacitação para o início do seu negócio.

Criada em 2007, a incubadora iniciou suas atividades no prédio Itália Luchese e em virtude dos resultados obtidos com a iniciativa, os idealizadores se motivaram a buscar apoio para a sua ampliação. Desta forma, em 2009, a UNIJUÍ  contou com a colaboração do Deputado Federal Darcísio Perondi, da Administração Municipal- processo  que iniciou  na gestão do então prefeito Valdir Heck e teve sequência  na gestão do prefeito Fioravante Ballin -  da Câmara de Vereadores de Ijuí, além do apoio da bancada gaúcha na Câmara Federal.

Os subsídios foram aplicados na aquisição de equipamentos de tecnologia da informação para dar sustentação aos projetos de empreendedorismo e desenvolvimento de planos de negócios, das diferentes áreas do conhecimento da Universidade e região, bem como na modernização da infraestrutura de tecnologia da informação da Universidade, com o propósito de dar suporte às ações das empresas incubadas.

Parte dos recursos também foi utilizada para qualificação das estruturas laboratoriais do Centro de Inovação em Saúde Animal. Ao final, os recursos obtidos e empregados no desenvolvimento da Criatec, somam mais de R$ 3 milhões de reais.

O deputado Darcísio Perondi ressaltou a importância do investimento em projetos como a Incubadora. “O importante é a geração de empregos e riquezas, através da criação de novos produtos, do conhecimento, da inovação. E essa será uma casa de invenção”, observou.

Já o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, destacou a importância da união de esforços para tornar possível o projeto. “Quando as instituições se unem, as coisas acontecem. Vamos trabalhar pela potencialização da Incubadora, pois com certeza as inovações, a criação de novos mercados é fundamental para o desenvolvimento do Município e da região”.

Sobre a Criatec

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) é mantida pela Fundação de Desenvolvimento Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE) e foi criada pela Resolução 01/2007, da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, com os seguintes objetivos: o fomento à criação de micro e pequenas empresas orientadas à inovação, ao crescimento de empresas locais e regionais com orientação tecnológica; a intensificação da transferência tecnológica entre a universidade e mercado; a criação e manutenção de postos de trabalho qualificados na região.