UNIJUÍ submete à Capes dois novos projetos de doutorado - Unijuí

UNIJUÍ submete à Capes dois novos projetos de doutorado

A UNIJUÍ submeteu à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) proposta de dois novos doutorados, em Modelagem Matemática e em Desenvolvimento, a serem ofertados, possivelmente, a partir de 2015. Ambos os projetos foram aprovados pelo Conselho Universitário, em plenária no dia 31 de julho, e encaminhados à Capes nesta terça-feira.

Para o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, com estes dois novos projetos encaminhados a Universidade confirma seu projeto futuro de ser uma instituição de referência na região pela sua excelência acadêmica. Os dois novos projetos de doutorado vêm ao encontro da proposta de verticalização do processo de formação acadêmica, o que já acontece por meio dos cinco programas de mestrado em andamento, nas áreas de Desenvolvimento; Modelagem Matemática; Educação nas Ciências; Direitos Humanos; e Atenção Integral à Saúde, este último em parceria com a Unicruz; e o programa de doutorado em Educação nas Ciências. O Reitor acrescenta que existe um sexto projeto de mestrado sendo articulado, na área das Ciências Agrárias, e que a meta institucional é de se chegar, também, à oferta de seus doutorados, número superior ao exigido pelo Ministério da Educação, que prevê a oferta de cinco mestrados e dois doutorados para a manutenção do status de universidade.

Sobre o projeto de Doutorado em Modelagem Matemática, conforme explica o coordenador do Programa, professor Paulo Sérgio Sausen, o mesmo foi discutido e desenvolvido a partir da formação de uma comissão interna de docentes do programa, que produziu uma proposta que percorreu um longo caminho, sendo analisada e aprovada em quatro instâncias internas: o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática, o Colegiado do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), as Câmaras de Administração e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e, finalmente, o Consu. “Cabe ressaltar que existe apenas a aprovação da Universidade e que a proposta de abertura de um novo curso, no caso o doutorado em Modelagem Matemática, foi submetida à avaliação externa a partir do preenchimento de uma proposta junto ao Aplicativo para Propostas de Novos Cursos (APCN), que é o aplicativo disponibilizado pela Capes quando uma universidade solicita a abertura de um novo curso de pós-graduação stricto-sensu no Brasil”, observa o coordenador.

A expectativa é de que, até o final do ano, esta decisão seja tomada e, caso seja favorável, permita a realização de um processo seletivo já para o início de 2015. A proposta do novo curso de Doutorado em Modelagem Matemática prevê a oferta de 10 vagas anuais e está estruturada em 48 créditos, sendo 16 Créditos em Disciplinas Obrigatórias (totalizando 5 disciplinas); 24 créditos em Pesquisa Aplicada, que compreende as disciplinas de Trabalho de Pesquisa I, II e III, Exame de Qualificação e Tese; 8 créditos em Disciplinas Eletivas que correspondem a 4 disciplinas a serem escolhidas pelo aluno/orientador a partir de um rol de 28 disciplinas disponíveis para o Programa.

Sobre o Doutorado em Desenvolvimento, o coordenador do Programa, professor Dieter Rugard Siedenberg, destaca que a construção da proposta também percorreu um longo caminho, sendo analisada em quatro instâncias internas - Colegiado do Programa do Pós-Graduação; Colegiado do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC); Câmaras de Administração e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e o Consu, sendo posteriormente submetida à apreciação da Capes. “A Capes não forneceu nenhuma previsão relacionada ao prazo da decisão sobre a autorização para funcionamento do Curso. Espera-se que até novembro de 2014 esta decisão seja tomada e, caso seja favorável, isto ainda permitiria a realização de um processo seletivo para o início de 2015”. A proposta do Curso prevê a abertura de 12 vagas e está estruturada em 48 créditos (o que equivale a 720 horas-aula). Se for aprovada nos moldes propostos, estes 48 créditos se subdividem em 7 créditos de disciplinas específicas; 3 créditos de seminários de tese; 4 créditos de seminários temáticos; 18 créditos de atividades orientadas e outros 16 créditos que se referem a possíveis aproveitamentos acadêmicos.