Universidades comunitárias mobilizadas para gerir novos cursos de Medicina no Rio Grande do Sul - Unijuí

A implantação de novos cursos de Medicina no Rio Grande do Sul foi o tema da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira, 15, a pedido do deputado Tarcísio Zimmermann (PT).

O encontro mobilizou representantes de três das quatro universidades comunitárias selecionadas em primeiro lugar na primeira fase do edital, lançado pelo Ministério da Educação - Unisinos, Feevale e UNIJUÍ.

Foram selecionados 39 municípios pelo MEC para sediar os novos cursos de Medicina, sendo quatro no Rio Grande do Sul – São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ijuí e Erechim. Na primeira fase do edital, cujo resultado foi publicado no dia 08 de abril, foram indicadas duas instituições por cidade. Nos quatro municípios gaúchos, as universidades comunitárias Unisinos, Feevale, Unijuí e URI foram classificadas em primeiro lugar. O Grupo Kroton registrou a segunda melhor pontuação em São Leopoldo e  Novo Hamburgo. Em Ijuí, a segunda colocada foi uma das mantenedoras vinculadas a Estácio de Sá. Em Erechim, a segunda colocação ficou com uma faculdade da região. No dia 22 de maio, a segunda etapa do processo de seleção, que analisará o projeto pedagógico, a residência médica e as contrapartidas, deverá ser concluído. E no dia 24 de junho o resultado final será anunciado.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, afirmou que as instituições comunitárias formam um “grande capital social do Rio Grande do Sul. Elas são um modelo público não estatal de ensino consolidado, que reúne todas as condições para implantar estes novos cursos”, assegurou.

Zimmermann afirmou que é preciso fortalecer as universidades comunitárias no processo e lembrou que o modelo que elas representam é sui generis. “Esta peculiaridade enseja atenção. Já há um pedido de audiência com o ministro da Educação. Vou solicitar à presidência da Assembleia Legislativa que formalize uma solicitação também para que possamos levar esta realidade ao conhecimento do comando do MEC”, anunciou. O parlamentar sugeriu ainda que as próprias universidades comunitárias entrem em contato com o governo do Estado para envolver o Executivo no assunto. “Um assunto de interesse do Estado, obviamente, exige a mobilização do governo gaúcho também”, frisou.

Fonte: Agência de Notícias / Assembleia Legislativa do Estado do RS

Foto: Marcelo Bertani