UniverCidade em discussão na terceira noite do Salão do Conhecimento - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UniverCidade em discussão na terceira noite do Salão do Conhecimento

 
 

Ijuí em discussão na terceira noite do Salão do Conhecimento.

Você conhece Ijuí? Sabe das questões problemáticas, e sobre as repercussões nas Políticas Públicas e como a universidade se insere nesse segmento? Essas foram algumas das questões debatidas na noite de ontem, 30 de setembro, no painel “Divercidade” que integrou a programação do Salão do Conhecimento da Unijuí. A coordenação foi dos painelistas Célia Clarice Atkinson, Paulo Ernesto Escortegagna e Marta Borgmann.

A compreensão a cerca da cidade de Ijuí é verificada de perto pelos dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Elis Allegranzi, da agência de Ijuí, apresentou dados da composição populacional e a distribuição espacial do município. Crescimento da população, relação entre óbitos e nascimentos, grau de urbanização e média de moradores por domicílio foram alguns dos enfoques apresentados. Uma das conclusões é de que o município apresentou o maior crescimento na região em 2010.

A existência de mais animais do que pessoas nas residências também chamou atenção, além do fato de que a população idosa cresce mais se comparada com os nascimentos. Segundo Elis, as informações são úteis para compreender o perfil de Ijuí: “O IBGE é um aliado para pensar a cidade”.

Para compreender a cidade a discussão perpassa os representantes da sociedade e poder público. Esteve presente no painel João Monteiro, presidente da Associação dos Barros de Ijuí, Nicanor Boeno, presidente do Bairro Getúlio Vargas, e o secretário de Planejamento de Ijuí, Suimar Bressan.

As questões abordadas vão ao encontro das melhorias nos bairros realizadas com o passar do tempo. E como o poder público está inserido nisso? Segundo Suimar, as reivindicações básicas necessárias são as estradas em boas condições, coleta de lixo e acesso à internet. Confira uma parte do relato do olhar do poder público sobre as questões sociais.

A realização de atividades dentro da comunidade também foi pautada e abrange a intervenção da universidade. É o caso do projeto da Unijuí “Ações Comunitárias Multidisciplinares: Construção de Soluções Socioambientais para o Desenvolvimento Local no Município de Ijuí-RS” sob coordenação do professor Paulo Ernesto Scortegagna. A pesquisa-ação é um dos métodos utilizados que vai ao encontro da participação coletiva na construção de soluções: “É um processo educativo que é necessário, mas é demorado”, concluiu o coordenador. 

Texto: Cristiane Grumicker, estudante de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.