Equivatec recebe deferimento de patente do equipamento gerador de vapor superaquecido - Unijuí

O equipamento gerador de vapor superaquecido recebeu o deferimento do INPI na última semana, como patente verde.

O número de patentes é um dos fatores que refletem o grau de inovação de um país. De acordo com o último relatório anual da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), o número de patentes válidas no Brasil está atrás de países considerados referência em inovação. O levantamento, feito entre os 20 maiores escritórios de concessão de patentes no mundo, traz dados de 2012 e aponta os Estados Unidos em primeiro lugar, com 2,2 milhões de patentes, seguido do Japão, que tem 1,6 milhão. O Brasil está na 19ª posição, com 41.453 patentes válidas. São 211 a mais que o último lugar, ocupado pela Polônia.

Mas afinal o que é uma patente? Se você inventou uma nova tecnologia, seja para produto ou processo, pode buscar o direito a uma patente. Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. A patente também vale para melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, como utensílios e ferramentas. Ela pode ser uma Patente de Invenção (PI) ou Patente de Modelo de Utilidade (MU).

A Equivatec Soluções Sustentáveis, empresa incubada pela Criatec na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, recebeu a confirmação na última semana através do INPI, sobre o deferimento da Patente de Invenção no programa patente verde, para o equipamento gerador de vapor superaquecido. O pedido havia sido solicitado em janeiro de 2009, onde foi encaminhado a documentação para o pedido de patente.

De acordo com o sócio e proprietário da empresa Equivatec, José Finkler, foi mais uma etapa do processo ultrapassada e agora o foco é realizar os últimos ajustes e adequar o protótipo para que no próximo ano já sejam industrializados e posteriormente comercializados os primeiros equipamentos.

“Nosso equipamento tem como diferencial, não utilizar nenhum tipo de agrotóxico ou produto químico que possa agredir o meio ambiente, sendo também de grande utilidade para ser usado em lavouras orgânicas por não usar agrotóxico na eliminação das ervas daninhas. Este equipamento, também poderá ser utilizado nas áreas urbanas, na limpeza das ruas, calçadas, no combate a grama e outras ervas daninhas que vierem a crescer e que são de difícil remoção. Desta forma, não será mais necessária a utilização de produtos tóxicos que são nocivos à saúde, tanto do operador, como das pessoas e animais que estejam próximos a área da limpeza”, relata Finkler.

O protótipo conta com a assessoria da CRIATEC da UNIJUÍ e possui quatro pessoas envolvidas diretamente no desenvolvimento industrial do equipamento. Segundo José, não existe nenhum equipamento similar no país. “Nossa maior meta para os próximos anos é fechar parcerias para a industrialização do equipamento”.

Sobre a Equivatec

A Equivatec Soluções Sustentáveis é uma empresa incubada junto a Criatec, e foi fundada com a intenção de desenvolver equipamentos de tecnologia. O equipamento gerador de vapor superaquecido tem como objetivo a dissecação das plantas em lavouras, tanto no plantio para cobertura, como para eliminar as plantas indesejáveis na área urbana, para fazer a limpeza das calçadas e canteiros centrais.

O equipamento desenvolvido pela Equivatec é composto por uma célula trocadora de calor, que tem a função de transformar água em vapor e elevando a temperatura para 350 graus célsius. O vapor aquecido a esta temperatura é transportado por tubulações até os orifícios que irão criar uma coluna de vapor superaquecido direcionado às plantas causando a dessecação.

A Criatec está localizada junto a UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, para os interessados em desenvolver sua ideia poderão entrar em contato pelo telefone 3511-5260 ou pelo email criatecsr@unijui.edu.br.