Comunidade perde um dos precursores do Ensino Superior - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunidade perde um dos precursores do Ensino Superior

 
 

Argemiro Jacob Brum, 86 anos, faleceu nesta sexta-feira após sofrer um Acidente Vascular Cerebral. 

É com muito pesar que a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, informa o falecimento do professor Argemiro Jacob Brum (1930-2016), um dos fundadores da FIDENE/UNIJUÍ. Argemiro deixa esposa, filhos e netos.  

Argemiro Jacob Brum é pai de Argemiro Luís Brum, professor da Unijuí, do professor José A. Brum, e da jornalista e escritora Eliane Brum.  

O velório está sendo realizado na Capela A da Funerária Ijuiense Santa Rosa e o sepultamento será realizado às 16h deste sábado, dia 06/08, no Cemitério da Comunidade do Barreiro (interior do município de Ijuí). 

Uma trajetória dedicada à educação  

Filho de agricultores de imigração italiana, Argemiro Jacob dedicou sua vida à educação. Seu pai, José Brum, tinha um sonho: dar estudo a pelo menos um de seus filhos. E o desejo do pai, que faleceu ainda jovem, foi concretizado pela sua família através de Argemiro.  

Após cumprir todos os estudos básicos, cursou Filosofia e Letras na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pioneira no ensino superior da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Desde então, nunca mais parou de estudar e de ensinar. Também deixa como legado uma série de obras.  

Professor do Ensino Superior por mais de 40 anos,  Argemiro integrou o quadro docente da Unijuí tendo sido Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí e da Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Ijuí e Presidente da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene. Nos últimos 10 anos ingressou no quadro de docentes seniores da Unijuí.  

No ano de 1992, recebeu os títulos de "Professor Emérito" e "Educador Emérito", conferidos, respectivamente, pela Unijuí e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e o prêmio "Educação RS 2002", pelo Sinpro/RS. 

Publicou mais de uma dezena de obras, entre as quais destacamos: “O Desenvolvimento Econômico Brasileiro” (25 ed.), “Por que o Brasil foi ao Fundo”, “O Brasil no FMI”, “Modernização da Agricultura: trigo e soja, Democracia e Partidos Políticos no Brasil”, “Rio Grande do Sul: crise e perceptivas, Integração do Cone Sul: Mercosul, História da Picada Conceição (Barreiro, Ijuí/RS)” e “Unijuí uma experiência de Universidade Comunitária: sua história, suas ideias”.  

No ano de 2015, o professor Argemiro participou de um vídeo sobre os 30 anos da Unijuí, confira um trecho do depoimento:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.