Pesquisa avalia os significados de presentear no natal e o comportamento de compra - Unijuí

Acadêmicos do Curso de Administração da Unijuí Campus Santa Rosa realizaram um levantamento com 400 consumidores de 14 municípios para avaliar significados, expectativas, atributos, fontes de informação e comportamento de compra de presentes de Natal.

Os presentes de Natal são responsáveis por grande parte da movimentação financeira do comércio varejista nesta época do ano. Conhecer o comportamento do consumidor de presentes permite compreender os significados e expectativas relacionadas com o ato de presentear, as atividades ligadas à aquisição de produtos escolhidos para tal, incluindo os processos decisórios envolvidos. Diante disso, os alunos Jean Lucas Zorzi, Fernando Baú e Alexsander Rockenbach, da disciplina de Pesquisa de Mercado do Curso Administração da Unijuí realizaram um estudo com 400 consumidores para compreender as atitudes e comportamentos de quem pretende presentear outras pessoas nesse Natal.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, o ato de presentear inclui diversos aspectos inerentes ao comportamento do ser humano, sendo que a razão central é a de querer expressar sentimentos. O professor descreve que há um conjunto de dimensões que podem ser observadas quando os consumidores se envolvem nesse processo, sendo elas: emocional (alegria, surpresa, ansiedade, insegurança), pessoal (ligação entre doador e receptor), social (percepção dos outros sobre o presente), simbólica (significados dados ao presente), obrigação (cumprimento de normas, formalidade, reciprocidade), econômica (expressão das condições financeiras do doador) e funcional (utilidade do presente).

Dentre os diversos significados e expectativas, os que tiveram a maior concordância pelos entrevistados dizem respeito ao ato de presentear como uma demonstração de afeto (73%), como uma forma de expressar gratidão (71,8%), como um momento de satisfação pessoal do doador (67,5%), como uma maneira de homenagear a quem recebe o presente (63%), como uma forma de expressar o quanto gosta da pessoa que recebe o presente (61,5%) e como promoção da união familiar (58,3%).

A ordem de importância dos principais atributos que são levados em conta pelos consumidores na escolha dos presentes de Natal coloca a qualidade em primeiro lugar, seguido da utilidade, durabilidade, aparência e originalidade. As fontes de informação mais adotadas para fazer uma boa escolha de um presente de Natal são, em ordem de utilização: amigos, internet, a própria pessoa que irá receber o presente, parentes, vendedores das lojas, cônjuge/namorado (a) e televisão.

Os alunos questionaram os entrevistados a respeito de quais presentes eles mais gostariam de receber neste Natal. Os presentes preferidos pelas mulheres são as roupas (53,1%), em segundo estão empatados os perfumes (43,4%) e as viagens (43,4%), seguidos de calçados (40,4%), chocolates e doces (35,5%) e joias (30,3%). Os homens gostariam de receber perfumes (50%), roupas (45,93%), viagens (45,4%), calçados (42,4%) e chocolates e doces (36%), demonstrando uma preferência similar entre os sexos no que diz respeito a presentes natalinos.

Os pesquisados informaram ainda quem serão as pessoas que eles pretendem presentear neste Natal, quais serão os presentes utilizados e o valor aproximado que pretendem gastar. A Tabela apresenta uma síntese das principais respostas obtidas e pode ser interpretada a partir do seguinte exemplo: dentre os 400 entrevistados, 21,5% pretendem presentear seus amigos neste Natal, sendo que 23,3% do total de amigos receberão bebidas cujo valor a ser gasto na compra deste produto será de R$ 95,00 em média.

Os três acadêmicos que realizaram a pesquisa destacam que o estudo trouxe a possibilidade de realizar diversos cruzamentos de dados, permitindo compreender o comportamento de presentear de diferentes segmentos de consumidores. Pesquisas desta natureza trazem contribuições para gestores do setor de comércio nas decisões quanto ao sortimento de produtos para esta época do ano, para estimar a demanda de mercado e principalmente para subsidiar aos profissionais de vendas com informações para que possam melhorar o atendimento aos clientes.