Estágio: um teste do mercado de trabalho durante a graduação - Unijuí

Estágio: um teste do mercado de trabalho durante a graduação

Além de ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho, o estágio é o momento de aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nesta sexta-feira, 18 de agosto, é comemorado o dia do estagiário.

Na Unijuí, e em suas mantidas, a colaboração desses estudantes reforça a Universidade como um espaço de ensino e de aprendizagem. Carolina Pizzutti está entre os 70 estagiários contratados pela da Fidene/Unijuí. Ela, em especial, divide-se entre dois setores, a Coordenadoria de Marketing e a Rádio Unijuí FM.

“O estágio com certeza acrescenta muito para a minha formação, tanto pessoal, quanto profissional, já me fazendo conhecer como é o mercado de trabalho, quais são as necessidades e também desafios da comunicação” comenta Carolina.

Em 2015, no Brasil, eram cerca de um milhão de estagiários, segundo dados da Associação Brasileira de Estagiários. Assim como Carolina, estudante de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Unijuí, outras dezenas de estudantes têm a oportunidade de estender o seu ambiente de aprendizado.

A Lisiane Catieli Mazzurana é freira, estudante de Pedagogia e também estagiária da Ludoteca do Campus Santa Rosa. A religiosidade e a educação sempre fizeram parte da sua vida e hoje ela não se imagina fazendo outra coisa. Para Lisiane o estágio é também uma sala de aula.

“Este estágio me proporciona muita aprendizagem, pelo fato de trabalhar com o lúdico e com crianças de diversas idades, facilitando a compreensão dos conteúdos em aula” comenta. A jovem realiza contação de histórias, brincadeiras, pintura de rosto, criação de brinquedos recicláveis nas visitas das escolas de Educação Infantil e Fundamental à Ludoteca.

Outra estudante que tem a possibilidade de colocar em prática os estudos de sala de aula é a acadêmica de Ciências Biológicas, Anabel Leal. Ela é estagiária no Laboratório de Herbário da Unijuí e realiza atividades como o preparo e conservação das exsicatas (amostra de planta prensada), organização de dados das exsicatas em planilhas, auxilia na coleta de espécimes e preparação das aulas práticas, entre outras atividades.

"É uma experiência nova na minha vida acadêmica e profissional, pois estou sempre aprendendo coisas novas. É muito bom estar envolvida em algo durante a graduação, pois isso poderá futuramente me abrir portas” salienta.

A Eduarda Joner também é estagiária. Divide seu tempo entre a sua graduação em Pedagogia e seu estágio na EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis.

A estudante precisou se adaptar ao desafio e aos novos aprendizados “a experiência de estar em contato com os alunos antes mesmo da formação é extremamente importante, pois possibilita um aprendizado além daquele que é oferecido pelos professores da Universidade” comenta Eduarda.