"O sangue dos nossos antepassados permanece em cada um de nós" - Unijuí

"O sangue dos nossos antepassados permanece em cada um de nós"

(foto: Dartanhan Baldez Figueiredo)

“Meu nome é Leda Peni Sales, sou Índia do povo Kaingang, povo de luta, povo guerreiro. Etnia de mulheres fortes, que não se rendem! Tenho muita gratidão por ter essa vida repleta de oportunidades, encontros e significados. O sangue dos nossos antepassados permanece em cada um de nós, lutaremos sempre contra toda violência e racismo sofridos pelos povos, comunidades e lideranças indígenas. Nossas marcas são eternas, elas vivem em nossos artesanatos, em nossos rituais sagrados, em cada criança que nasce. Estão tatuadas em nossa alma e em nosso corpo. TERRA LIVRE, POVOS LIVRES!”

Leda se formou pela Unijuí e atualmente é nutricionista na Secretaria Especial de Saúde Indígena – Sesai. Ela é índia, assim como outros 896,9 mil brasileiros, de acordo com o último censo, realizado em 2010. Apesar do número ser baixo em comparação à população total do Brasil, 207,7 milhões em 2016, os povos indígenas já foram maioria.

Muito do que se conhece da cultura do país foi herdada dos povos indígenas. As marcas, a que se refere Leda, estão enraizadas na identidade do Brasil e do mundo. Seja em nomes (Ijuí é um nome indígena e significa rio das águas grandes. Antigamente grafado como Ijuhy), seja pelo gosto de cantar e dançar.

O dia 19 de abril foi escolhido como data para se comemorar a cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu em 1940. O objetivo do congresso era reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente e zelar pelos seus direitos.

Por falar em direitos, Joceli Sales, estudante do Curso de História da UFSM, descreve o momento atual como tempos difíceis. “Vivemos tempos difíceis para os povos indígenas. Mesmo que se pense no dia 19 como dia festivo, se pensarmos a conjuntura atual, não há razão para ter dia do índio, até porque hoje temos mais 180 projetos de lei na Câmara dos Deputados que visam retirar direito dos povos originários. Mas como nossos antepassados lutaram e defenderam o direito que temos hoje, é dever nosso continuar lutando."