Dia de Campo da batata-doce e mandioca é realizado no IRDeR - Unijuí

Dia de Campo da batata-doce e mandioca é realizado no IRDeR

Com o objetivo de proporcionar informações qualificadas sobre o cultivo de alimentos, o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) recebeu, na tarde desta quinta-feira, o segundo Dia de Campo da Batata-Doce e da Mandioca. Na programação, os participantes conferiram cinco estações de trabalho sobre diferentes aspectos da cadeia produtiva.

As estações do Dia de Campo foram:

- Cultivares de batata-doce biofortificadas: Alberi Noronha e Apes Roberto Falcão Perera, da Embrapa;

- Sistemas de cultivo e manejo da batata-doce e da mandioca: Cláudio Cesar Porazzi (Unijuí), Gilberto Bertollini (Emater) e José Ernani Schwengber (Embrapa);

- Processamento e pós-colheita de batata-doce e mandioca: Joseana Severo (Instituto Federal Farroupilha – Santo Augusto e Raul Vicenzi (Unijuí);

- Batata-doce e mandioca na alimentação: Cláudia Nunes (Emater), Daiana Tavares (Emater), Isabel de Souza (Emater), Maristela Busnello (Unijuí) e Sabrina Alves (Emater);

- Agroindústria familiar, mercado, comercialização e certificação: Abel Toquetto (Emater), Ademir do Amaral (AREDE e Rede Ecovida – Núcleo Missões), Erni Breintenbach (Emater), Renato Silva (Emater) e Rosbert Bem-hur Schneider (agricultor).

Segundo chefe do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (Deag), professor Osório Lucchese, os dois alimentos são importantes no Brasil, porém, há problemas para identificar os melhores usos e cultivos deles. “A ideia é fazer um trabalho de multiplicação, em parceria com a Embrapa e a Emater, com isso damos a devida importância aos dois alimentos e colocamos na mesa com qualidade e preparo diferenciado”, observa.

Presente na abertura do evento, Vilmar Zimmermann, prefeito de Augusto Pestana, município onde se localiza o IRDeR, afirmou que a atividade é muito importante para a agricultura familiar. “É louvável a iniciativa das entidades em proporcionar aos nossos agricultores informações sobre o manejo da batata-doce e mandioca”, salienta.

Participaram do dia de Campo, que foi promovido pela Unijuí, Emater e Embrapa, agricultores, profissionais, professores e estudantes da região.