Fazer ou não fazer: o enigma do empreendedor - Unijuí

Fazer ou não fazer: o enigma do empreendedor

Filosofia e empreendedorismo nortearam as discussões do Café Filosófico, realizado nesta quarta-feira, na Unijuí.

Empreender é mais que ter uma ideia inovadora. É ser um agente de transformação, mas, sobretudo, colaborar com o outro, é não ter medo de usar a sua criatividade. Porém, um questionamento ainda é constante na mente daqueles que desejam tornar-se empreendedores: fazer ou não fazer? “Buscar é fundamental para o ser humano, se estamos aqui hoje é porque alguém foi curioso. Nós precisamos ter atitude, fazer acontecer, criar esses espaços, proporcionar esses espaços de debate, não só relacionando filosofia com empreendedorismo, mas outras áreas, trazer todo mundo para debater, buscar novas perspectivas e soluções para a nossa sociedade. É aquela coisa: não é só saber, é fazer”, exemplificou o filósofo e professor do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, Luiz Antonio Brandt, no Café Filosófico, realizado na quarta-feira, 20 de junho, no Gasteiz Vitória, no campus Ijuí.

O bate-papo contou com a mediação da professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí Vânia Lisa Cossetin e também do empreendedor, cofundador e sócio da Barbearia Don Leôncio, e fundador da Bio 3D, incubada da Criatec, Alberto Martins Durão. Os participantes compartilharam suas experiências empreendedoras e evidenciaram a importância do pensamento coletivo para a construção de boas ideias. “Poder colaborar um com o outro é o que a gente precisa fazer como sociedade. O mais interessante, no caso da Incubadora, é eu poder ter esse espaço para errar, testar e mudar tudo se for preciso", comentou Alberto.

Vânia salientou ainda a importância da universidade como um espaço de conhecimento e o melhor lugar para debater ideias. “Acredito que ele [o Café Filosófico] cumpre com uma tarefa muito importante nos dias de hoje, porque faltam espaços para as pessoas sentarem, conversarem, compartilharem experiências. Então, nesse sentido, a iniciativa da Universidade deve ser louvada, sobretudo, que a gente pense do ponto de vista filosófico a relação possível entre filosofia e empreendedorismo”, destacou.

O Café Filosófico é uma promoção da Unijuí por meio da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit) e Incubadora de Empresas e Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), com apoio do Departamento de Humanidades e Educação (DHE), Inova Noroeste – Rede de Inovação do Noroeste Gaúcho e Gasteiz Vitória.

Por Daniella Koslowski, estudante de Jornalismo.