Projeto viabiliza aumento da renda familiar por meio da pecuária de leite - Unijuí

Projeto viabiliza aumento da renda familiar por meio da pecuária de leite

A Rede Leite é um programa de Pesquisa e Desenvolvimento que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul a partir da geração de conhecimento entre pesquisadores, extensionistas e agricultores.

O programa surgiu em 2004, com a necessidade de se buscar uma nova forma de pesquisa, a fim de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, pois percebeu-se que o modelo tradicional de pesquisa gerado em Universidades ou Centros de Pesquisa não dava conta de atender as expectativas de promover o desenvolvimento da agricultura. Dessa forma, surgiu o programa em Rede de Pesquisa, Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul - Rede Leite.

Dalva Boton, produtora de Pejuçara, comenta os benefícios de participar da Rede Leite. “Participamos do projeto desde 2012 e obtivemos melhoras nas pastagens, aumento na qualidade alimentar, melhoria no rebanho e maior produção com menos animais”. Segundo ela, sua propriedade serve como unidade de observação e sedia encontros da Rede.

Nesses encontros busca-se soluções visando à melhoria dos processos em nível da atividade leiteira, do sistema de produção e da cadeia produtiva, sempre com enfoque nas pessoas e não em determinada tecnologia ou modelo. “O agricultor não é apenas um interlocutor do programa, servindo como fonte de informações sobre a produção que realiza, mas sim o sujeito que juntamente com sua família, determina o processo a partir de seus objetivos e sua visão sobre a situação que vivem”, afirma o professor do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (DEAg) e coordenador do Projeto na Universidade, Roberto Carbonera.

Segundo o professor, dentre os resultados obtidos estão a transformação dos sujeitos, das suas ideias e suas atitudes. “O Projeto contribui para a construção do conhecimento, práticas sociais, econômicas e ecológicas no contexto da agricultura regional”. Roberto complementa: “constatamos que as famílias de agricultores se sentem realizadas, com maior confiança para decidir sobre seu futuro, mantendo suas vidas e trabalhos no meio rural, que são mais importantes do que quaisquer resultados quantitativos”, avalia.

Além disso, já é possível observar diversos ganhos na produção leiteira: em um período de quatro anos houve um aumento de 37,88% na produção de leite por unidade de produção, aumento em 28,5% no número de vacas em lactação, 8,75% de aumento na produção de leite por vaca ao ano e 20,38% na produção em litros de leite por hectare ao ano.

“Estes resultados são significativos e, de certa forma, demonstram a evolução consistente da atividade leiteira na região”, salienta o professor.

Organização

A organização do programa, que conta com a participação de professores, pesquisadores e agricultores foca a pecuária de leite, com o objetivo de contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar, tendo como ênfase a produção leiteira. A estruturação do programa na região é feita pela EMATER Regional de Ijuí, representada por 46 municípios pertencentes aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Noroeste Colonial, Alto Jacuí e Celeiro e envolve mais de oito mil produtores de leite. Em 2009, o programa recebeu o nome de Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistema de Produção com Atividade Leiteira na região Noroeste do Rio Grande do Sul - Rede Leite.

A Rede Leite é uma articulação de trabalho interinstituicional, sem fins lucrativos, de caráter técnico, social e operacional – constituído para atuar junto aos sistemas de produção de base familiar, com atividade leiteira, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Os membros fundadores e integrantes da Rede Leite são: Emater-RS, Embrapa (Bagé Pecuária Sul e Pelotas Clima Temperado), Unicruz, UFSM e Unijuí. Participam do programa 140 extensionistas, 30 pesquisadores, 8.500 agricultores – que possuem atividade leiteira, 52 unidades de observação e experimentação; também as estruturas de pesquisas das Universidades, Centro de Pesquisa e de Assistência Técnica.

Além disso, é um espaço de coordenação de atividades de extensão e de pesquisa, onde participam os agricultores, extensionistas e pesquisadores. Dessa forma, as instituições que compõem a Rede Leite mantêm sua autonomia, mas assumem responsabilidades definidas em conjunto.

O projeto é uma oportunidade importante para melhorar a compreensão da realidade da agricultura regional. Serve também para identificar demandas e direcionar pesquisas, conectar projetos em andamentos e conceber novos projetos de pesquisa. Auxilia na qualificação do processo de transferência de tecnologia, fortalece e amplia a atuação institucional e melhora o trabalho a partir do entendimento da atividade em equipe.