Seminário debateu conjuntura econômica e cenários para a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unijuí - Unijuí

Para iniciar as discussões em torno da revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024) da Unijuí, foi realizado, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, na tarde desta sexta-feira, o “1º Seminário PDI Conjuntura Econômica e cenário para os próximos cinco anos”. Participaram do evento gestores, professores, estudantes e técnicos-administrativos das Instituição.

Para a exposição do tema, foram convidados o professor Argemiro Brum, que falou sobre o panorama global da economia e as perspectivas com o novo Governo e o professor Oto Roberto Moerschbaecher - Univates, que falou sobre o comportamento econômico das universidades comunitárias e fontes alternativas de receita. Ao final, o Vice-Reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedemberg, tratou sobre o cenário da Unijuí.

Cenário Econômico

Na primeira atividade do Seminário, o professor Argemiro Brum fez uma exposição sobre o cenário econômico mundial e também da economia brasileira. Segundo Argemiro, há um aumento na concentração de renda e consequentemente na desigualdade, tendência que vem progredindo há cerca de 30 anos. Além disso, para o professor reformas estruturais serão necessárias, porém, observou, que precisar ser a partir de uma lógica de diminuição das desigualdades.

Um dos pontos elencados na análise é a Revolução 4.0, em que os sistemas tecnológicos e de informação dominam o mundo e vão causar efeitos econômicos importantes, afetando os empregos. “O futuro do trabalho e as implicações para a estabilidade financeira e política fiscal estão ligados à necessidade de que os avanços tecnológicos sejam absorvidos pelos países de forma inclusiva”, avaliou.

Ele elencou, ainda, alguns desafios para as organizações. “Será preciso uma definição de foco de atuação, investimento em pesquisa e inovação, fomento a adoção de novos padrões de consumo, além de melhoria na governança. Será imperativo produzir com qualidade, reduzindo custos e minimizar riscos, além de conservar os recursos naturais”, complementou.

Cenário para as Instituições Comunitárias

Na sequência Oto Roberto Moerschbaecher, Pró-Reitor Administrativo da Univates de Lajeado, instituição que, assim como a Unijuí pertence ao Comung, falou sobre as Instituições de Ensino Comunitárias neste cenário econômico e como elas podem buscar fontes alternativas de renda. Segundo o palestrante, há mudanças significativas no perfil dos estudantes no século XXI e em como as novas gerações buscam o conhecimento. “Perdemos alunos para o cenário econômico e as dificuldades financeiras, mas uma parcela está buscando outras formas de se educar, nem sempre em instituições tradicionais e de forma presencial. O Ensino a Distância veio para ficar, porém, o que será feito com as estruturas se não temos alunos ocupando elas?”, questionou.

De acordo com Oto, um dos grandes desafios é uma mudança de cultura institucional e também encontrar atividades geradoras de receita para além do ensino. Neste sentido, ele mostrou algumas das iniciativas que a Univates tem realizado para buscar fontes alternativas de receita, aliando ensino e serviços para a comunidade em que está inserida.

Sobre o PDI

Segundo o Vice-Reitor de Administração da Unijuí, que fez a mediação das discussões no evento, desenvolver o Plano de Desenvolvimento Institucional é “uma oportunidade única, pois é o futuro da Instituição, dos estudantes e de toda a comunidade em que ela está inserida. O que será da Instituição daqui há cinco anos?”, questionou.

Em entrevista para a Unijuí FM, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, observou que o plano desencadeia um processo de planejamento e revisão dos processos institucionais. “Precisamos dizer publicamente o entendimento que temos de nossa instituição e projeta-la para os próximos cinco anos. Este PDI, precisa ser discutido com todos os sujeitos que constituem a Universidade”, disse. E complementou: “por isso entender a conjuntura econômica e os cenários da educação superior nos próximos anos é importante, pois eles têm impactos e reflexos nos movimentos necessários do fazer da nossa Instituição”, analisou.

As discussões sobre o Plano avançarão ao longo do ano, em uma série de atividades. No dia 17 de abril, será realizado um novo evento, com a discussão da conjuntura da educação superior comunitária no Sul do país. Neste segundo evento, os convidados para debater o tema serão o professor Evaldo Kuiava, Reitor da UCS, de Caxias do Sul e o professor Walter Frantz, da Unijuí, com a mediação da Reitora, Cátia Maria Nehring.