Unijuí estreita laços com universidades do Paraguai e da Espanha em encontro internacional - Unijuí

A Unijuí esteve reunida, nesta semana, com universidades do Paraguai e da Espanha para discutir e alinhar propostas de colaboração internacional. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 27, na Universidad Nacional de Itapúa, no país vizinho, reunindo, também, representante da Universidade de Valladolid, Espanha.

Neste encontro as instituições discutiram possibilidades de cooperação transfronteiriça, com perspectiva de se firmarem acordos ainda em 2019 para o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Este encontro foi muito importante para estreitarmos laços com ambas instituições. Dessa forma a Unijuí fortalece seu processo de internacionalização com a Europa, mas também com a América Latina, valorizando a proximidade com os países da região, considerando tradições e cursos diferentes. São Universidades reconhecidas em seus países e no mundo”, observa o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González.

Participaram pela Unijuí, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González e o Vice-Reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg. Pela Universidad Nacional de Itapúa, anfitriã do encontro, participaram o Reitor, Hildegardo González Irala e Victoria Teresita Regis Acosta, responsável pelas Relações Internacionais da Instituição, além de representantes de unidades acadêmicas, diretores de pesquisa e relações internacionais. Pela Universidade de Valladolid esteve presente Ignacio García Valdecasas, também vinculado ao programa Erasmus+.

“É importante gerar estes espaços de aprendizagem e desenvolvimento de novos projetos de cooperação internacional, que trarão impactos não apenas para as instituições, mas para as regiões. Nossas instituições possuem mais pontos em comum do que diferenças, dessa forma, a cooperação será benéfica para a geração de projetos de cooperação e impacto regional”, observa Victoria Teresita Regis Acosta, responsável pelas Relações Internacionais Universidad Nacional de Itapúa.