#SomosMaisUnijuí: Reitora da Unisc compartilha experiências de reinvenção institucional com a Unijuí - Unijuí

Neste momento do processo de reinvenção institucional que a Unijuí está realizando, é importante buscar contribuições de universidades que vivenciaram esta prática, bem como fazer interações com a comunidade acadêmica, visando aproveitar o vasto potencial de oportunidades que este momento está apresentando.

Por esta razão, foi realizada, nesta terça-feira, dia 06, a palestra “Como as Universidades podem se Reinventar para enfrentar Novos Cenários”, momento em que a Reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, compartilhou as experiências da Universidade relacionadas ao processo de reestruturação, trazendo uma abordagem sobre as mudanças e enfrentamentos dessa Instituição.

Na oportunidade, professores e técnicos-administrativos dos quatro Campi tiveram um espaço de discussão na busca por uma universidade mais dinâmica, cujo propósito maior é formar um sujeito comprometido e capaz de fazer a diferença na sociedade, a partir do desenvolvimento de novos conhecimentos. “Estamos realizando há algum tempo reuniões com todos os segmentos da Instituição, no intuito de construir esta reinvenção da Unijuí. Temos muito trabalho pela frente, mas em prol de um objetivo comum: mantermos a pertinência e a grandeza de nossa Unijuí na vida de nossa região e de nossos jovens que acreditam no papel fundamental da educação”, observou a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, na abertura do evento desta terça-feira.

Na sequência, a professora Carmen Lúcia de Lima Helfer apresentou como se deu o movimento de reinvenção da Unisc, de Santa Cruz do Sul, nos últimos anos. “O compartilhar experiências, problemas e dúvidas, tem sido uma prática das nossas instituições comunitárias, principalmente pela aproximação via Comung. E este processo de reinvenção é muito interessante, partindo da ideia de que é recriar, rever-se, rever o outro processo de aprender e desaprender. Não são só palavras a serem ditas, mas práticas a serem ditas e constituídas pelas pessoas que fazem a instituição. Não adianta os gestores quererem uma mudança, se na base, docentes e técnicos, não tivermos este comprometimento e atitude de querer mudar”, observou.

Segundo a palestrante, a Unisc sentiu esta necessidade de mudanças por um cenário de incertezas que foi se concretizando, muito em razão da queda de receitas e de um quadro que não apontava um futuro fácil. “Claro, não tantas incertezas como as de hoje, neste 2020. Na época fizemos um diagnóstico institucional e concluímos que precisávamos de um reestruturação para construir uma Universidade mais ágil, com processos mais simplificados, uma instituição mais flexível e mais conectada com a sociedade, com os problemas reais da nossa comunidade”, complementou.

Depois da exposição da professora Carmen Lúcia, os participantes puderam realizar questionamentos para debater sobre as questões de reinvenção institucional pertinentes para o momento.